terça-feira, 20 de outubro de 2015

RN Criativo participa da CIENTEC 2015 oferecendo várias atividades





Em parceria com o NAC/UFRN o RN Criativo irá realizar diversas atividades no periodo da Cientec 2015, com o objetivo de divulgar e consolidar as ações desenvolvidas pela incubadora em Natal e no estado.

As atividades serão desenvolvidas de 21 a 23 de outubro pela equipe RN Criativo, no DEART-UFRN, seguem informações de cada evento:



Apresentação do RN Criativo


Todos os dias, de 21 a 23.10, será feita a apresentação do projeto RN Criativo aos participantes da Cientec que se interessarem pelo assunto (das 9h às 10h).

Em seguida será aberto cadastro dos empreendedores criativos que participaram da apresentação e que estiverem circulando pelo evento. Esta ação será realizada pela equipe RN Criativo, do DEART-UFRN.


Sobre o RN Criativo

Coordenado pela Fundação José Augusto, o projeto RN Criativo foi iniciado em maio de 2014, mas devido a dificuldades administrativas da gestão passada, teve seu funcionamento limitado e suspenso por seis meses.

A atual gestão da Fundação José Augusto, dirigida por Rodrigo Bico, e o Governo do estado se empenharam em solucionar os entraves administrativos e reativar plenamente o projeto, o que aconteceu no inicio do mês de agosto deste ano.


A Incubadora RN Criativo foi retomada em agosto deste ano, com reabertura oficial dia 25.08 e iniciou os cursos dia 26.08. Com um pouco mais de mês de funcionamento pleno já foi oferecido 14 cursos em diversas áreas que envolve a economia criativa:

Gestão e Produção para Projetos Culturais com Ênfase nas Artes Visuais;

Alô, é da imprensa? Como divulgar seus produtos para os meios de comunicação;

Design Thinking;

Dramaturgia do sujeito – iniciação à escrita dramática em uma perspectiva estratégica, produtiva e sustentável;

Empreendedorismo Cultural: competências e instrumentos;

Gestão de carreiras;

Operação de câmeras HDSLR e BLACKMAGIC PRODUCTION CAMERA 4K;

Inteligência Emocional para Alta Performance de Empreendedores Culturais,

Produção cultural para projetos musicais;

Elaboração de projeto e captação de recursos;

Empreendedorismo, economia criativa & inovação na veia e;

Iluminação e Cenários para espetáculos musicais e de artes cênicas

Segunda turma de Operação e assistência de câmera HDSLR e Blackmagic;

Sobre letras e números: como gerir sua própria editora de livros,


O projeto atua em todo estado de Rio Grande do Norte, dando suporte as Casas de Cultura Popular e aos agentes culturais do estado. É uma parceria entre o Ministério da Cultura e da Fundação José Augusto.


Em Natal, o escritório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00 na Av. Câmara Cascudo, 431 - Cidade Alta - Natal - Solar João Galvão - CEDOC (Centro de Documentação do RN), oferecendo atendimento e assessoria aos agentes e empreendedores criativos, ofertando serviços que englobam formações, capacitações, consultorias e assessorias técnicas, voltadas para a qualificação da gestão de projetos, produtos e negócios de micro e pequenos empreendimentos criativos.


A equipe de profissionais é composta por agentes administrativos, agentes territoriais, assessor de comunicação e marketing, coordenadores de articulação, de capacitação/formação, de empreendedorismo e inovação, e um coordenador técnico de gestão.



AS ATIVIDADES DO RN CRIATIVO NA CIENTEC 2015

JOGO VOTZ


Esta atividade titulada Jogo VOTZ!* foi desenvolvido dentro do RN Criativo #Incubadora pelos agentes Philipe Soares e Henrique Fontes, integrantes da equipe RN Criativo. A atividade será pela primeira vez apresentado ao público em seu formato de protótipo.

Irá acontecer nos dias 22 e 23.10 das 10h às 12h30, dentro da programação do RN Criativo na Cientec, ( local a definir pela organização da Cientec), e realizado por Philipe Soares e Henrique Fontes, integrantes da equipe RN Criativo e idealizadores do projeto.



Entendendo O VOTZ:


O Votz! é um exercício em formato de jogo para o desenvolvimento inicial de ideias de negócio relacionados a economia criativa. Propõe de forma lúdica trabalhar os desafios para transformar uma ideia em plano de negócios. As duplas ou grupos entram na sala VOTZ! com uma ideia de um empreendimento na área da economia criativa (ex: Montar uma obra musical; desenvolver um aplicativo; Promover um festival de música eletrônica, etc,) e começam a avançar as casas do tabuleiro sejam elas: Parceiros-Chave; Custos; Atividades-Chave; Recursos; Redes de relacionamentos; Públicos; Receitas; etc e têm de preencher em cada casa respostas às perguntas-estímulo e seguir até o momento do Pitch, ou seja, quando a LIGA formada pelos especialistas avaliará a ideia em relação ao mercado.


Para aplicação da atividade serão usadas as metodologias Canvas e Design Thinking. O jogo VOTZ é uma forma divertida de começar o planejamento para que uma ideia criativa saia do papel e chegue aos públicos.



Porque VOTZ?

Votz é uma interjeição utilizada no vocabulário nordestino brasileiro para expressar reação de espanto, surpresa ou estranhamento. Este espanto é o que tentamos recuperar com esse jogo em empreendedores que por muitas vezes se sentem apáticos ou desmotivados para o planejamento de seus negócios criativos.



PALESTRA:

Panorama da produção audiovisual independente do RN: a cadeia produtiva via economia criativa

Esta atividade será ministrada por Dênia Cruz Sckaff, jornalista, produtora audiovisual, especialista em cinema e presidente da ABDeC-RN (Associação Brasileria de Documentaristas e Curtametragistas do RN), no dia 23.10 das 18h às 19h, no mini audiotório da BCZM.


A palestra se propõe fazer uma reflexão sobre a cadeia produtiva do audiovisual independente no Rio Grande do Norte pelo viés da economia criativa. Trazemos como objeto o cenário da produção independente dos últimos cinco anos (2010-2015), no intuito de compreender como se compõe a cadeira produtiva no estado, identificando seu papel como mecanismo cultural, social e econômico. Abordando como referencial teórico o Ativismo midiático (Trigueiro, 2008) e Economia Criativa (Howkins,2001/ Reis,2007), teorias pertinentes à temática investigada.

Para este estudo foi adotado como metodologia a análise histórico-descritiva, que se utilizou da análise de conteúdo e da observação participante, já que sou realizadora audiovisual independente e integro a ABDeC-RN (Associação Brasileira de Documentarista e Curtametragista do RN).

Identificou-se um considerável crescimento no número de produções independentes no estado, a exemplo dos 146 filmes, dentre ficções, documentários e animações, realizados pelos associados da ABDeC-RN, corpus deste trabalho. Concluiu-se que o cinema independente potiguar ainda tem que se consolidar como mercado e os realizadores ainda precisam de fomento que possibilitem sustentabilidade, mas o aumento nas produções está revelando o cinema potiguar para o Brasil e o mundo, além de promover mudanças nas práticas audiovisuais potiguares, contribuindo para o acesso à cultura audiovisual e a promoção da economia criativa no cenário potiguar.



WORKSHOP CRIATIVO


Experimental de negócios criativos: ideia, modelagem, estratégia e marketing para iniciativas empreendedoras


A oficina será ministrada pelo produtor cultural e gestor criativo, Philipe Soares, irá acontecer de 21 a 23.10, das 14h às 17h, em local a definir pela Cientec. Para esta atividade é necessário realização de inscrições prévias, que estão abertas pela e-mail: cursos.rncriativo@gmail.com, informando na ato da inscrição os sequintes dados: nome completo, número de celular, CPF e especificar sua área de atuação na área cultural e qual a expectativa para o curso. Vagas limitadas.


Serão abordadas tendências da economia local/global e surgimento de novos modelos de negócio como: economia compartilhada, economia colaborativa, crowndfunding, dentre outros.

Trabalhando com os participantes pontos que despertem o empreendedorismo criativo neles, para isso serão abordados cases de sucesso, a Ideação de negócios criativos e a co-criação e modelagem de negócios, trazendo noções de marketing para economia criativa e branding para empreendimentos criativos.


PALESTRA

Direito autoral em obras culturais


A palestra será ministrada pela advogada e especialista na área de entretenimento com ênfase em direito autoral, Ana Flavia Ferreira, e vai acontecer dia 22.10 das 14h às 17h, no DEART-UFRN.


A palestra vai debater de forma simples e objetiva o tema “Direitos autorais” nas mais diversas linguagens artistícas, literatura, música, audiovisual, artes plásticas, fotografia, dentre outras. Abordando aspectos teóricos embasados na Lei 9610/98, e aspectos práticos trazendo cases atuais que envolvam a aplicação do direito autoral.


Os temas a serem abordados:

Noções de direitos autorais em obras culturais e;

Direito de imagem.



PALESTRA

Inteligência emocional para a vida empreendedora


Irá acontecer dia 21.10, das 15h às 18h, e será ministrada pelo Coach e psicologo, Fernando Rochael, em local a definir pela Cientec.


A palestra irá trazer ao debate metódos para estimular os empreendedores culturais a um desenvolvimento pessoal por meio da inteligência emocional, de maneira a despertar o empreendedor existente em cada pessoa. Será tratados elementos focados na comunicação, crenças, mercado, visão de futuro, metas, planejamento pessoal e profissional. Rochael utiliza uma metodologia que integra valores racionais, emocionais e profissionais atuando de forma sistêmica.


Perfil do professor: Fernando Rochael é Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco, realizou estudos ligados à área do comportamento nas organizações e nas relações mercadológicas. É especialista em Terceiro Setor, tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.



BATE PAPO – DIÁLOGOS CRIATIVOS – Equipe RN Criativo


Sobre o cenário da música no RN

Vai acontecer no dia 22.10 das 9h às 12h, no DEART-UFRN, com Esso Alencar, cantor/compositor, articulador da RPM (Rede Potiguar de Música) e presidente da COMPOR (Cooperativa da Música Potiguar).

A palestra irá traçar um panorama sobre o cenário da música no estado, dando relevância cultural da produção musical potiguar e a sua atual relação com o público local.


Mais informações:

Dênia Cruz Sckaff

Assessoria de Comunicação e Marketing da Incubadora RN Criativo

denia.rncriativo@gmail.com


84.98881-8828 / 3201-8965

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.