domingo, 13 de março de 2016

DIA DA POESIA

EXPOSIÇÃO E FOLHA POÉTICA MARCAM COMEMORAÇÃO DO DIA DA POESIA EM NATAL

Encarte especial com obras primas da poesia potiguar circulará na Tribuna do Norte de sábado (12) e haverá exposição na galeria Newton Navarro em parceria com a Secretaria da Mulher

Para comemorar o Dia da Poesia, na próxima segunda-feira, dia 14 de março, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte), organizou publicações e exposições para celebrar a data surgida em Natal na década de 1970 e criada em homenagem ao aniversário de um dos grandes poetas do nosso país, Castro Alves.
Na edição deste sábado (12) do jornal Tribuna do Norte, circula encarte especial de quatro páginas produzido pela equipe da Secretaria de Cultura com obras primas de Luís Carlos Guimarães, Myriam Coeli, Jorge Fernandes, João de Amorim Guimarães, Zila Mamede, Antônio Soares de Araújo, entre tantos outros ‘escultores’ da palavra.
Não restam dúvidas de que a palavra escrita é uma das principais formas de resguardar a nossa história, porém de que modo preservamos tudo o que é sentido naquele exato momento? Como expressar sentimentos em palavras? A resposta é uma só. Por meio da arte da poesia, em que versos são capazes de eternizar memórias de uma vida ou até de uma cidade inteira.
A publicação circulará graças à parceria da Prefeitura do Natal com a Tribuna do Norte para circulação da publicação e chegará às mãos de milhares de leitores. Na segunda-feira, o conteúdo estará disponível também no Blog da Funcarte:  www.blogdafuncarte.com.br
Exposição “Mulheres”
         Dentro da programação de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no último dia 08, acontece na próxima quarta-feira (16) a exposição “Mulheres”, cuja abertura está prevista para as 15h na galeria Newton Navarro, sede da Capitania das Artes. A mostra segue até o dia 21.
A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL) e Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE) e inclui diversos expositores que têm como inspiração para suas obras a figura feminina, entre eles, Civone Medeiros e Manu Freire.    
Civone Medeiros participa com a mostra “Ame as mulheres”, registro fotográfico-sonoro-performativo em que diversas mulheres do Brasil e da América Latina são retratadas usando o mesmo vestido estampado com imagens de corações sangrentos e sustentam cartazes com a frase "Amo como quem não teme”, formando uma “Expo-Arte-Instalação Audiovisual”, como a artista define.
 Já Manu Freire apresenta a exposição “Força e resistência: a beleza de um povo que tem em sua cor a marca da luta” que retrata com simplicidade, toda lindeza da cor negra e dos traços dessa raça. A exposição traz fotos de negros com objetivo de valorizar suas características. A proposta nasceu de uma ideia de representar a beleza afro, que mesmo nos dias atuais, ainda está fora da grande mídia. As fotos têm o papel de trazer à tona uma luta que é contínua. “Uma luta contra o preconceito e a favor do reconhecimento da beleza desse povo, mesmo com tantos padrões impostos pela sociedade”, reforça a artista.
 A abertura do evento contará com a participação da jornalista Glácia Marillac, que fará uma espécie de “assalto poético” com temas práticos do dia a dia feminino para levar as mulheres à reflexão sobre como anda a harmonia de suas vidas. As poesias que serão recitadas fazem parte do livro: “O Amor é...  - 108 poemas para simplificar a vida”, recentemente lançado pela autora e que pontua práticas diárias do bem viver a partir da simplificação de pensamentos filosóficos.
Participam ainda da exposição as artistas Ana Uchoa, Di Moreira, Sayonara Pinheiro, Giovana Rego, Regina leite, Lourdinete, Adriana Lopes, Ana Antunes, Ana Paula Pimenta, Maria Bonome, Socorro Mota, S. Huysentruy, Aila Sabino, Regina Guimarães e Zuila.

Assessoria de Imprensa da Secult/Funcarte
Dionísio Outeda
99974 3839


Ângela Bezerra
Ascom Semul
(84) 98873.0946

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.