quarta-feira, 8 de março de 2017

ENCANTAMENTO DE MAMÃE



É COM BASTANTE PESAR QUE INFORMO O FALECIMENTO DE MINHA QUERIDA MÃE MOZINHA VIANA.

MARIA FERNANDES DE SOUSA, também conhecida por Mozinha, nasceu nos campos floridos de algodão das várzeas do Sítio Santa Rosa, município de Apodi/RN, no dia 25 de dezembro de 1932. Filha dos agricultores Francisco Manuel de Sousa e Sebastiana Gurgel Fernandes. Passou toda sua infância brincando com bonecas de pano, dançando pastoril, correndo nos campos de algodão de Santa Rosa e estudando com as professoras Vicência Morais e Adalzira Barbosa.

Aos quinze anos, na primavera da vida, conheceu seu grande amor, Valdemiro Pedro Viana com quem casou em 19 de abril de 1952. dessa próspera união nasceram seus dez filhos: Neta Viana (in memorian) Rita, Gilvan, Socorro, Dilma, Vilma,Vilmaci, Antônio, Valdemiro Filho (Junior) e Vanuza.
Após concluir o curso magistério-pedagógico em 1970 foi contratada pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte para ser professora primária na Escola Estadual Ferreira Pinto na cidade de Apodi. Passou a maior parte de sua vida ensinando através da pedagogia do amor, cuidando dos seus filhos, assessorando o marido na política e administrando seu lar.
Mozinha, mãe, educadora, costureira, bordadeira e artista plástica estava aposentada e adorava  estar com sua família, cantar com seus filhos músicos e poetas, ler cordéis e contar histórias para seus netos e bisnetos. Amava sua terra Apodi e cuidava como uma boa matriarca da família Viana. 
Faleceu ás 19h do  dia 08 de marco de 2017  no HOSPITAL WILSON ROSADO na cidade de Mossoró Rio Grande do Norte.

3 comentários:

  1. Com o coração repleto de sentimento de pesar volto no tempo e me vejo criança aos 10 anos de idade estudando no Grupo Escolar Ferreira Pinto, indo todos os dias beber água na hospitaleira casa do boníssimo casal dona Mozinha e sêo Valdemiro, sendo recebido com a cortesia e o sorriso de sempre estampado em suas faces, além de contar com a estima e amizade de todos os filhos do casal: Netinha, Maria Rita, Gilvan, Antonio, Júnior, Socorro, Vilma, Dilma, Vilma e Vanuza. Com certeza sêo Valdemiro e dona Mozinha são duas das mais brilhantes estrelas da sagrada constelação da mansão do Pai Eterno.

    ResponderExcluir
  2. Vivi:
    Lamento profundamente o desaparecimento de sua mãe - carinhosamente chamada de Mozinha. Ela cumpriu integralmente o tempo que DEUS lhe destinou. Agora pousa resplandescente aguardando a vinda dos outros para celebrar o grande reencontro familiar.
    Deus te guarde com este sorriso.
    Eduardo Gosson

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga poeta Vivi,

    ​Trago-lhe meu abraço solidário nesse momento de dor intensa pelo encantamento da sua mãe Dosinha.
    Sei o quanto dói a separação. Mais para quem fica nesse plano do que para aquele que envereda a viagem da luz em retorno aos braços do Pai.
    ​Que sua mãe Dosinha com sua suavidade e amor enterneça a face gloriosa do Senhor ao recebe-la nesse momento de transição entre matéria e espírito. E como inocente criança, seja aninhada nos braços reconfortantes do Criador.
    ​Meus sentimentos, querida. A saudade é eterna. Porém é o tesouro mais valioso que passa a repousar em seu coração, fortalecendo-a para a continuidade da sua missão.
    Beijo no coração com todo meu carinho fraterno e poético.

    Jania Souza

    ResponderExcluir

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.