Celito Medeiros, recebeu este ano de 2007 , o Prêmio da Academia de Ciências, Letras e Artes de Paris. Como conseqüência imediata, o convite para expor no Louvre de 13 a 16 de Dezembro, deste ano, no Salão Nobre - SNBA. É um orgulho para as Artes Brasileiras, especialmente nesta fase de inovação da troca de ferramenta das artes tradicionais para o mouse-pincel da Pintura por Computador. Depois de tantas premiações nacionais - Super Cap de Ouro (Oscar Brasileiro) - Prêmio Talento do Paraná - Prêmio Cultura Nacional - Prêmio do Salão Saint Germain SP - E tantos outros, os Internacionais - Prêmio Itiumuseum de Artes Sacras (133 países participantes) - Prêmio Volpe Stessens em Buenos Aires - Prêmio da Associação Internacional de Artes Plásticas e Visuais de Barcelona, Bologna etc... Em mais de 200 exposições individuais no Brasil e Exterior, a comemoração ao convite para Expor em um dos maiores e mais famosos museus do Mundo, o LOUVRE. Quem sabe, a prova maior para o artista, de sua competência nas Artes Plásticas, na aprovação em tantos eventos de sua Pintura por Computador. Sempre afirmou que suas obras são DECORATIVAS e não estão na linha das obras de investimento, visto que, a cada dia as deseja mais em conta, ao alcance popular. Vivemos um momento nas Artes em que, a despeito de qualquer outra opinião, o POVO mostra que ENTENDE DE ARTES e valoriza o que gosta. Se dantes os 'Ditadores das Artes' é quem comandavam o espetáculo, hoje isto volta novamente ao artista que não precisa morrer para ter sucesso!...
Quem não prestar atenção e estiver na área de produção, com certeza terá em breve muitas provas de que o valor está na obra e não apenas em seu preço, por isto, vender hoje é um diferencial para com as artimanhas do passado... Algumas galerias ainda sobrevivem das exposições que cobram dos artistas (especialmente principiantes ou que desejam estar nas colunas sociais...) ou do incentivo cultural ao produzirem livros de artes etc...
Saber também que muitos defendem que uma obra não deveria ser reproduzida em escala comercial, mas por certo não levam em conta que todas as grandes obras dos mestres do passado foram extensamente reproduzidas. Basta olhar para as reproduções em milhares de Monalisa em bibliotecas etc... Isto sem falar em mais de cinco mil RELEITURAS de outros artistas, que receberam o carimbo do Louvre de Qualidade.
Afinal, quem pode e deseja comprar o Original, também pode adquir com preços diferenciados das reproduções, mas se desejar ter a obra apenas para si, para um museu ou colecionador, poderá colecionar a dor, pois não será assim com as obras deste artista, afinal, quem a adquirir estará dando valor na obra e não estará adquirindo como investimento (que aliás, para quem fez isto, pagar caro como investimento de retorno, já percebeu que o barco furou faz tempo...)
Opiniões vem e vão, artistas também, mas muitas obras ficarão para serem apreciadas no futuro, especialmente sem necessitarem de restaurações como as Pinturas por Computador, gravadas em DVD, servirão como HERANÇA aos herdeiros ou sucessores, e por certo, daqui há milhares de anos estarão sendo impressas e 'novinhas em folha' , com os traços ORIGINAIS do artista, não apenas como relíquia.
Hoje, a resistência que ainda existe, não é da parte do público, mas por incrível que possa parecer é da parte de quem lida com a arte tradicional, que sem conhecer ou dominar as técnicas modernas, entram no rol dos conservaDORES, quando poderiam sair na frente! Afinal, atrás vem gente...
Por isto, meu interesse em que tanto os artistas quanto todos os demais envolvidos com ARTE conheçam as inovações da tecnologia aplicadas à PINTURA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teremos o maior prazer em receber seu comentário.