quarta-feira, 14 de novembro de 2007

ROTEIRO CULTURAL MÁRIO DE ANDRADE

Fundação José Augusto
14 de novembro de 2007

Roteiro Cultural Mário de Andrade

Em 2008, comemora-se 80 anos da passagem de Mário de Andrade pelo Estado e, antecipando os eventos vindouros, um grupo de cerca de 100 cavaleiros comandados por Pedro Brito e Marco Lopes, sob a organização da Fundação José Augusto, vai refazer o Roteiro dos Engenhos percorrido pelo escritor modernista. A caravana parte da casa de Chico Antonio em Pedro Velho na sexta-feira (16) às 9h com chegada em Natal prevista para o meio dia do domingo (18) onde irão se juntar aos artistas que atravessarão a Ponte Newton Navarro em um grande cortejo.
Os cavaleiros vão passar por diversos locais descritos no livro “O Turista Aprendiz”, um diário de bordo de Mário de Andrade que relata suas andanças por várias cidades do Brasil.
Em dezembro de 1928, Mário de Andrade chega ao Rio Grande do Norte para uma temporada de pesquisas sobre a cultura local. Inicialmente, hospeda-se na casa dos pais de Câmara Cascudo, no Tirol. Com o historiador, visitou vários locais como o Mercado da Redinha e a cidade de Caicó. Posteriormente, decide fazer o roteiro dos engenhos e parte em um Ford 29 com destino ao Engenho Bom Jardim em Goianinha, onde vai encontrar o amigo Antonio Bento. Lá conhece o coquista Chico Antonio e se apaixona por sua arte.


A Fundação José Augusto vai disponibilizar um transporte para levar os jornalistas interessados em registrar o início da cavalgada no Engenho Cunhaú (Pedro Velho). Após acompanhar parte do trajeto, as equipes irão almoçar na Fazenda Bom Jardim. Espaço reservado para o turismo rural que recebe visitantes de todo o mundo. Foi nesta fazenda, então Engenho Bom Jardim, que Mário de Andrade ficou hospedado enquanto realizava seus estudos na Região dos Engenhos. Interessados contactar a assessoria de imprensa da FJA no 8839 8607 – Mary Land Brito


Percurso da Cavalgada
Dia 16
9h Saída da Casa de Chico Antonio* com destino a capela do Engenho de Cunhaú.
*Chico Antonio, artista popular e embolador de cocos, nasceu em Pedro Velho e trabalhava no Engenho Bom Jardim, do político e crítico de arte Antônio Bento. Ficou conhecido como o coquista ‘descoberto’ por Mário de Andrade, que o cita em suas pesquisas nos livros ‘Os Cocos’, ‘Vida de Cantador’, ‘O Turista Aprendiz’ e ‘Danças Dramáticas’.
14h Chegada ao Engenho Bom Jardim (Goianinha). Fazenda onde Mário de Andrade ficou hospedado, de propriedade do intelectual e crítico de arte Antonio Bento**
**Antonio Bento foi o responsável pelo encontro de Chico Antônio com Mário de Andrade. Chico Antônio considerava Antônio Bento o seu ‘compadre’ protetor. Foi nesse encontro que Mário de Andrade registrou em partituras, as músicas de Chico Antônio.

15h Saída do Engenho com destino a Fazenda Paquetá (Goianinha), onde irão passar a noite. Aqui os cavaleiros assistirão um Documentário sobre a vida de Mário de Andrade

Dia 17
5h Saída da Fazenda Paquetá em Goaininha com destino a Tibau do Sul***. Parada em frente ao Busto que fica localizado na entrada da cidade de Tibau. Os cavaleiros irão assistir a uma apresentação do grupo Folclórico ZAMBÊ.

Tibau do Sul não fez parte da rota de Mário de Andrade pela região de engenhos, mas os cavaleiros decidiram passar pela cidade em homenagem a Hélio Galvão, primeiro presidente da FJA e natural daquele município.

Travessia de Balsa de Tibau do Sul para Nísia Floresta

Parada em frente ao Baobá de Nísia Floresta, lugar visitado por Mário de Andrade.

Parada no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana

Parada no Mercado Público, na época a prefeitura da cidade, lugar também visitado por Mário de Andrade.

Jantar e Pernoite no Forró da Lua

Dia 18
5h – saída para Natal com destino a Ponte de Todos. Previsão de chegada ao meio dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.