quarta-feira, 14 de novembro de 2007

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Fundação José Augusto
Quarta-feira, 14 de novembro de 2007


XIII Encontro de Cultura Popular

De 16 a 18 de novembro, abrindo as comemorações em homenagem a Padroeira da cidade do Natal, a Fundação José Augusto promove o XIII Encontro de Cultura Popular.
As festividades começam dia 16, com a saída da Caravana Cultural Mário de Andrade na cidade de Cunhaú.
Paralelamente em Natal, no Palácio da Cultura - Pinacoteca do Estado, começa também, no dia 16, o Encontro de Cultura Popular, com Seminário, Oficinas Culturais e apresentações artísticas. A abertura acontece às 9h com a presença da Governadora Wilma de Faria e do Secretário de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mambertti, e que em seguida, ministra o Seminário sobre Diversidade Cultural para Arte Educadores. Durante o Encontro vão se apresentar diversos grupos folclóricos e pára folclóricos, emboladores e repentistas, além de shows de Isaque Galvão, Galvão Filho, Cleudo, Khrystal e Perfume de Gardênia, assim como a presença de uma Feira de Artesanato no jardim da Pinacoteca durantes os dias do evento. Para o encerramento do Encontro está programado um grande cortejo cultural no domingo às 16 horas, onde os participantes do encontro irão se encontrar com os da caravana Cultural Mario de Andrade e diversos artistas na Praia do Meio, para juntos atravessarem a Ponte Newton Navarro em direção à Redinha. Segundo o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, toda a programação foi elaborada com o objetivo de reunir a classe artística potiguar, aproveitando a ocasião da inauguração da ponte para prestar uma homenagem aos artistas locais e reverenciar nomes da cultura popular como o próprio Newton Navarro, o embolador Chico Antônio, o mediador cultural Antônio Bento de Araújo Lima e o escritor Mário de Andrade.

Atenciosamente,

Mary Land Brito (84 8839-8607) e Rosa Moura (84 8854-6215)
Assessoria de Comunicação FJA – (84) 3232 5352

Abaixo Notas Rápidas sobre o evento;
Em anexo, a Programação Completa e Informações sobre as Bandas que irão se apresentar no Encontro de Cultura Popular.


- Começa sexta-feira (16/11) e se estende até domingo (18/11) o 13º Encontro de Cultura Popular, na Pinacoteca do Estado – Palácio da Cultura. A programação consta de apresentações artísticas e folclóricas, oficinas, show, feira de artesanatos, exposições, seminário e um grande cortejo cultural que irá atravessar a Ponte Newton Navarro.

- Durante o 13º Encontro de Cultura Popular serão ministradas oficinas de Medicina Popular (Fitoterapia) por Maria Rocha, Cine-clubismo por Hermano Figuerêdo e Elaboração de Projetos Culturais por Illana Félix. Os horários das oficinas são: sexta-feira das 14 às 16 horas; no sábado de 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas e encerram no domingo das 9 às 11 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora. As vagas são limitadas.

- Além de uma feira de artesanato montada no jardim do Palácio da Cultura, exposições de cultura popular, o Encontro de Cultura Popular terá uma vasta programação nas tardes da sexta-feira e do sábado a partir das 15 horas. Na sexta tem Desafio de Violeiros com Raimundo Sobrinho e Josival Viana. Desafio de Emboladores com Concriz e Antônio Caju e apresentações Folclóricas com os grupos Araruna, Pastoril de Pirangi do Sul e Congos de Calçola de Ponta Negra. Já no sábado, o Desafio de Violeiros fica por conta de Chico Sobrinho e Antônio Silva. Tem também Desafio de Aboiadores com Barra Mansa e Caetano e apresentações Folclóricas com Boi de Reis de Extremoz, Coco de Roda Dona Dorinha e Bambelo Massariquinho da Praia.

- A sexta-feira do Encontro de Cultura Popular terá shows musicais da cantora Khystal, começando às 18 horas e da Banda Perfume de Gardênia às 20 horas. No sábado a animação fica por conta de Cleudo e do show em conjunto dos cantores Galvão Filho e Isaque Galvão. A programação tem inicio às 19 horas. Ainda dentro dos festejos do Encontro, na Praia da Redinha, acontece a partir das 14 horas um grande evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra com shows da Orquestra Sanfônica, Neguedmundo, Preto Bronx, Aline Andrade e Sueldo Soares.
Artistas e Banda do XIII Encontro de Cultura Popular

KhystalCom quase 40 shows desde o lançamento em maio do Cd Coisa de Preto, é assim que Khrystal sobe ao palco no Encontro de Cultura Popular para mostrar seu Show “Manual de Liquidificador”, baseado no disco e contando um pouco da história do COCO. Manual de Liquidificador é fruto das várias influências da cantora, quer seja do passado - Gonzaga, Jackson, Jacinto Silva e Dominguinhos - ou mais recentes - Guinga, Lenine e Chico César - além de beber na fonte dos potiguares Chico Antônio, Elino Julião, Romildo Soares e Galvão Filho, contando uma história de diversificação de ritmos e sonoridades.Com este show, Khrystal já se apresentou em várias cidades brasileiras (São Paulo, Recife, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Souza) sempre com sucesso de público e critica. Com oito músicos no palco, Khrystal fará um pouco da viagem de Mario de Andrade descobrindo o Coco nos estados nordestinos citados, além de mostrar ao Brasil, que o Brasil não conhece o Brasil, em sua totalidade.


Perfume de Gardênia
Formada há pouco mais cinco anos, a Banda Perfume de Gardênia vem se desenvolvendo gradativamente e já é considerada uma das melhores bandas de música latina do Brasil. Faz cerca de cento e vinte apresentações por ano. A música da banda já chegou aos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Bahia, Sergipe, Paraná, Distrito Federal e também em países “salseiros” como Porto Rico, Venezuela, Colômbia e Estados Unidos.
O repertório do Perfume engloba várias vertentes da musica latina como salsa, cúmbia, bolero, mambo, merengue, chá chá chá e pop latino, e interpretações de sucessos de grandes artistas do gênero, além das composições próprias bastante conhecidas entre o público potiguar.
O Perfume de Gardênia é composto pelos músicos Jubileu Filho, Moisés, Paulo Eduardo, Cacá Velloso, Diego, Chico Bethoven, Klênio, Berguinho e Roberta Karina. A Banda foi ganhadora do Prêmio Hangar de Música nos anos de 2003 e 2005, como melhor banda do RN.


Cleudo Freire
Cleudo é compositor, cantor e instrumentista. Iniciou a carreira no início dos anos 1980 fazendo shows em bares. Participou do Projeto Pixinguinha, realizou aberturas de shows de artistas como Fagner, Pena Branca e Xavantinho e Mestre Ambrósio. Em 1993 foi classificado no festival Canta Nordeste promovido pela Rede Globo Nordeste e TV Cabugi. Em 1998 lançou o primeiro CD, "Zambê", no qual faz um resgate da cultura negra no Rio Grande do Norte. Praticamente todos os cantores do Rio Grande do Norte, seja em suas apresentações na noite ou em seus CDs, já cantaram e gravaram alguma música de Cleudo. O cantor é considerado um dos artistas mais importantes do cenário musical potiguar. Quem o vê tocando e compondo não imagina que o jovem Cleudo era uma criança desafinada e sem ritmo e que por insistência própria soube moldar o dom que lhe foi dado.


Isaque Galvão
Dono de um estilo próprio e uma voz inconfundível, o cantor, compositor, produtor, dançarino e ator, Isaque Galvão, descobriu sua vocação artísticas ainda na adolescência com as pernas de pau e encenações do Grupo Estandarte de Teatro, despertando para a música com a banda Brebote. Após o fim do grupo começou a trilhar seu caminho em carreira solo. Isaque demonstrou ser um artista incansável enquanto testava os seus próprios limites e encantava as platéias por onde passava. Recentemente se destacou no programa televisivo Ídolos, onde ficou entre os 10 finalistas.


Galvão Filho
Galvão Filho é cantor, percussionista e compositor. Nasceu em uma família de músicos. Dedicou-se à percussão e à pesquisa de ritmos e manifestações folclóricas. Natural de Natal, onde vem desenvolvendo seu trabalho artístico, iniciou sua carreira em 1975, participando de eventos culturais e levando sua música a outros estados como Ceará, Paraíba e Bahia.
Galvão Filho tem também uma participação importante na música moderna potiguar, como compositor com canções que participaram do circuito nacional do Projeto Pixinguinha e ainda com canções gravadas por vários artistas, podendo-se citar Babal, Sueldo, Banda Mandacaru. Fez shows ao lado de nomes expressivos da Música Popular Brasileira como João do Vale, Marinês e sua Gente, Xangai, Zeca Baleiro, e Zé Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.