sexta-feira, 13 de maio de 2011

CONCURSO PÚBLICO

PROPOSTA TORNA OBRIGATÓRIA OPÇÃO

DE INSCRIÇÃO DE CONCURSO PELA INTERNET

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou parecer da deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN) ao Projeto de Lei 2389/2007 que torna obrigatória a possibilidade de o candidato se inscrever pela internet em concursos públicos da União.

Pelo texto aprovado, o edital e o boleto de pagamento da inscrição deverão estar no portal da instituição responsável pelo concurso ou no da entidade contratada para executá-lo.

Como relatora, a deputada Sandra Rosado deu parecer pela aprovação da proposta. “Disponibilizar a inscrição pela internet evitará o deslocamento dos candidatos, possibilitando um número maior de inscritos, aumentando a competitividade e, consequentemente, melhorando o nível do certame”, disse. Além disso, ela acredita que a proposta também é vantajosa para a entidade responsável pela realização do concurso, uma vez que reduzirá a contratação de pessoal para a inscrição presencial, diminuindo os custos.

Informações

Segundo a proposta, o edital deverá conter todas as informações pertinentes ao concurso, como remuneração; requisitos para a posse no cargo; início, término e valor da inscrição. O texto aprovado ainda estabelece que o boleto extraído da internet poderá ser pago até o primeiro dia útil subseqüente ao término da inscrição.

O texto diz ainda que será aceito o pagamento da taxa por meio de cheque, mas a inscrição só será efetivada após a compensação. A devolução anulará a participação do candidato no concurso. Além disso, o projeto isenta o órgão responsável pelo concurso e a entidade executora de qualquer responsabilidade por pedido de inscrição não recebido por falha no programa, nos computadores e de comunicação.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Com informações da Agência Câmara

Assessoria de Comunicação

Jornalista Katiana Azevedo

(61) 3215- 5650 / 61. 9176-9278 / 61. 8533-6564


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.