domingo, 17 de julho de 2011

café cultural no TAM

Na manhã desta segunda-feira, 18 de julho, o Governo do Estado fará o café da manhã de lançamento para a imprensa, parceiros e instituições culturais, sobre a programação do Agosto da Alegria, no Teatro Alberto Maranhão, a partir das 8h30. O Governo do RN, através da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), demais Secretarias e parceiros pretende colocar o Rio Grande do Norte no calendário nacional de eventos, promovendo 30 dias de celebrações, discussões acadêmicas, apresentações de shows, brincantes e folguedos com foco na Cultura Popular.

O programa Agosto da Alegria é uma iniciativa da administração direta e indireta do Governo do Estado e objetiva valorizar as diversas manifestações da cultura popular que já existem no Estado há muitos anos. Nas palavras da secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, o Governo do RN está fazendo um "laço" entre a cultura e o turismo do Estado, promovendo uma série de eventos culturais entre os dias 5 de agosto a 4 de setembro, em vários pontos da cidade e envolvendo instituições parceiras como Sebrae, Sesc, universidades públicas e privadas, Município, Secretarias de Estado e grupos folclóricos tanto do Estado, quanto do Norte e Nordeste.

Como se sabe, agosto é o mês no qual se comemora, no dia 22, o "Dia do Folclore". Porém, os dados geográficos e estatísticos mostram que apenas um dia seria muito pouco para comemorar e valorizar tantas manifestações populares existentes no Rio Grande do Norte. Para se ter uma ideia, dados do IBGE colocam o RN no 3º lugar no ranking brasileiro entre os estados que apresentam cultura popular e em mais de 70% dos municípios constatou-se que existe algum tipo de manifestação popular. Foi, portanto, baseado nesses dados que o Governo do Estado decidiu celebrar o folclore potiguar, que tem grandes nomes referenciais como Luís da Câmara Cascudo e Veríssimo de Melo, só para citar dois, e também convidar outras manifestações de todo o Brasil para participarem dessa grande festa que será o Agosto da Alegria.

Foram criados 11 eixos temáticos, ou "linguagens", as quais serão apresentadas durante o café da manhã, bem como calendário com dias, locais e temáticas. No eixo 1, haverá a participação da Academia no Agosto da Alegria, discutindo o Folclore em seminários, encontros e mesas redonda. Nessa linguagem, há a participação de instituições como UFRN, UnP, Fapern, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Funcarte, Comissão do Folclore do RN e FJA. No eixo 2, o foco será as Artes Visuais, com exposições artísticas, fotográficas, a abertura do Salão de Arte Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro, na Pinacoteca, dentre outros. No eixo 3, Folclores e Brincantes, ocorrerá o 15º Encontro de Cultura Popular e o 1º Circuito de Brincantes do Brasil, com a participação de diversos grupos tanto do Estado, quanto do Norte e Nordeste, como é o caso de Caninha Verde, do Ceará; Cacuriá do Maranhão; Cambinda Brasileira, de Pernambuco e Congos, do Piauí. Além, claro de folguedos do RN como o Pastoril de Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante, mamulengos, Boi de Reis de Dona Cecília, Boi Calemba Pintadinho, dentre muitos outros.

Na linguagem 5, serão apresentações Parafolclóricas, com a presença do Grupo Parafolclórico do RN, o Balé Popular do Recife; o Grupo Expressões Folclóricas Cheiro do Pará , a Cia de Dança do TAM e o bailarino Ângelo Madureira, herdeiro do Balé Popular do Recife.

A temática 6, será a parte dos shows com a presença de Jorge Aragão, Valdonis, Antônio Nóbrega, Khrystal e Isaac Galvão, Siba e Fuloresta do Samba, Flávio José, dentre outros. A linguagem 7, será a parte de Audio Visual, com a Mostra de Cultura Popular no Cinema, com a presença de diretores de cinema que produziram documentários dentro da temática do folclore. Virão para o Teatro de Cultura Popular para exibir seus filmes e baterem um papo com os participantes, diretores como Walter Carvalho, Eduardo Escorel, Ney Santanna e as ceguinhas da Paraíba, que foram protagonistas do filme "A Pessoa é para o que nasce". As Artes Cênicas (eixo 8) contará com Mostra do Sesc de Arte e Cultura, Encontro de 30 Mamulengueiros, bem como um cortejo no entardecer que celebrará a cultura popular em alguns bairros da cidade. Além dos já citados, os eixos, 9, 10 e 11 serão respectivamente a Feira dos Municípios (promovida pela Sethas), o Festival Gastronômico Sabor Potiguar, e a celebração à Cultura Afrobrasileira, com Oficinas de Capoeira e Rodas de Capoeira. Todos os demais detalhes serão expostos no lançamento.

Lançamento do Agosto da Alegria (para a Imprensa)
Local: Teatro Alberto Maranhão
Dia: 18
Hora: 8h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.