quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SECRETÁRIA ISAURA ROSADO APOIA A CULTURA DE CEARÁ-MIRIM

Padre Bianor, Isaura Rosado e Pedro Simões



ontem pela manhã a Secretária da Cultura do RN, Isaura Rosado, nos recebeu em audiência - o padre Bianor e eu. Simpática, de trato simples e irradiando muita energia, a titular da cultura nos ouviu atenciosamente durante quase uma hora. Discorremos sobre a situação crítica do município, em meio a uma crise econômica sem precedentes, e desfavorecido nos empreendimentos culturais. Tratamos da possibilidade de adoção de uma alternativa capaz de gerar emprego e renda, utilizando, exatamente, o maior produto de exportação de Ceará-Mirim: a cultura. Informamos que a nossa idéia era a de inserir o municipio no trade turístico para operar em nível nacional, nos períodos de alta e de baixa estação, e a nível interno, na entresafra, mantendo aquecida a demanda o ano inteiro. Amostramos o acervo cultural do Valeverde, não apenas no aspecto arquitetônico e histórico, mas na fusão com o seu patrimônio ativo, contemporâneo. A qualidade dos artistas plásticos, poetas populares, atores, músicos, escritores e historiadores, as manifestações da cultura popular, o artesanato...e o apoio e credibilidade da nossa Academia no seio dos produtores culturais locais.
Finalmente, o padre Bianor a informou que havia confiado à Academia Cearamirinense de Letras e Artes - ACLA, a coordenação da parte cultural da Festa da Padroeira, manifestando a sua expectativa de que essa iniciativa tornasse essa tradicional festa religiosa num modelo inovador que incorporasse o profano com fins educativos, lúdicos e utilitários. Chamando atenção para o fato de que essa oportunidade seria a primeira iniciativa piloto para os empreendimentos que se seguiriam, solicitamos o apoio financeiro e logístico da SC para esse evento, um ciclo que se inicia no dia 27 de novembro e prossegue até 8 de dezembro.
Entregamos uma planilha elaborada pela equipe da ACLA coordenada por Gibson Machado, onde se detalha a programação dos eventos dia-a-dia e o seu custo. A Secretária aceitou o desafio e nos encorajou dizendo que nós iríamos nos surpreender com o apoio que iríamos receber para essa festa.
Saímos, o padre Bianor e eu, com a convicção de que a secretária estava engajada no projeto de revitalização cultural de Ceará-Mirim.
Pedro Simões Neto
Presidente da ACLA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.