sábado, 19 de maio de 2012

Encontros para incentivar a leitura
SESC realiza mais um Encontro com Autor, com palestras, oficinas e debates entre autores e estudantes e população em geral. Grande parceiro este ano é o Jovens Escribas



Um encontro para incentivar o gosto pela leitura. O Sistema Fecomércio/RN, por meio do SESC, realiza da próxima segunda-feira (21) até a sexta-feira (25), mais um Encontro com Autor. O projeto que discute, promove e dissemina o trabalho de autores locais e nacionais junto a estudantes e à população potiguar. A programação gratuita e dinâmica acontece em horários variados no SESC Potilândia, e ainda em escolas, faculdades, na Casa da Ribeira, no Nalva Melo Café Salão e na Câmara Municipal. Na edição deste ano, o grande parceiro do projeto é o selo Jovens Escribas, com a integração do seu “Ação Leitura”. Em junho, a instituição pretende levar o projeto também para Mossoró e Caicó.

Para participar das conversas, foram convidados autores potiguares, como Carlos Fialho, Clotilde Tavares e Carito, e nacionais, como Fabrício Carpinejar (RS), Ana Elisa Ribeiro (MG) e Marcelino Freire (PE). Doze autores ao todo farão intercâmbios de conhecimento por meio de oficinas, debates e palestras. Toda a programação do evento está disponível no hotsite http://jovensescribas.com.br/acaoleitura2012/. Além dessas ações, os autores doarão seus livros para as instituições de ensino visitadas, com o objetivo de que as obras sejam trabalhadas pelos professores.

Outro atrativo do projeto será a presença, nas escolas e faculdades que sediam os encontros, da BiblioSESC. A biblioteca itinerante oferecerá gratuitamente –  como já o faz durante todo o ano nos bairros e presídios de Natal – consulta e empréstimo de livros, jornais e revistas. É mais uma forma de estimular alunos e a comunidade em geral a se aproximar do mundo da leitura.

Para o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto, essa é uma grande ação de estímulo à leitura. Através do Projeto Encontro com o Autor, o SESC RN proporciona uma oportunidade ímpar para a população.  “As pessoas terão contato pessoal e direto com os nossos ídolos da literatura local e nacional", ressaltou.

O objetivo do evento, segundo o escritor e membro do coletivo Jovens Escribas, Carlos Fialho, é estimular a leitura através de uma abordagem simples e direta, mostrando para todas as pessoas que ler é divertido. “Um Estado com mais leitores acaba sendo um lugar melhor para se viver. Ano passado atingimos diretamente 2,5 mil pessoas, este ano, a parceria com o SESC permitirá que esse número dobre”, avaliou.
Programação

De segunda (21/05) a sexta (25/05), os autores conversam com estudantes de ensino fundamental e médio. À noite, estarão nas universidades, batendo papo com alunos de cursos superiores. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

A escritora e professora Ana Elisa Ribeiro (MG) ministrará uma oficina de escrita de crônicas na UnP da Floriano Peixoto. Será de 23/05 a 25/05, das 15h às 17h. São 25 vagas abertas a todos, independente da instituição onde estudem. As inscrições acontecem pelo e-mail jovensescribas@gmail.com.

O Encontro com o Autor também colocará Natal na rota dos lançamentos literários nacionais: serão realizados dois eventos de lançamento durante a semana do evento. Na quinta-feira (24/05), às 19h, o Nalva Café Salão, na Ribeira, receberá a poeta e artista plástica Eveline Gomes (Sinhá), que lançará em Natal seu livro de estreia “Devolva Meu Lado de Dentro”. Também no Café Salão, na sexta-feira (25/05), ocorrerá o evento de encerramento “Lançamentão”. Diversos autores amigos serão convidados a relançarem seus livros, num grande encontro entre autores e leitores.

Serviço:

O quê? Projeto Encontro com o Autor, em parceria com o Jovens Escribas
Quando? De 21 a 25 de maio, em horários variados
Onde? SESC Potilândia, Escolas, faculdades, Câmara Municipal, Nalva Melo Café Salão e Casa da Ribeira
ENTRADA GRATUITA




2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz qdo abri este blogger e ví tantas notícias de minha querida cidade Natal. Sou Potiguar e moro em Salvadoe Ba. Tenho muita felicidade quando leio coisa boas daí.fiafia

    ResponderExcluir
  2. Fiuei felecissima com as boas noticias de Natal, minha cidade querida. Já moro em salvador há mais de 30 anos mas não esqueço daí jamais. Sempre que posso vou matar as saudades da família e da terrinha comer carne de Sol e ir a Festa de Santana em Caicó

    ResponderExcluir

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.