sábado, 8 de dezembro de 2012



Deputado Eliseu Padilha
Em Plenário, Eliseu Padilha lamenta penúltima posição do Brasil no ranking sobre educação

Em discurso na última quinta-feira tarde (29), no Plenário da Câmara, o deputado Eliseu Padilha lamentou o fato do Brasil ocupar a penúltima posição no ranking comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países.

O levantamento foi organizado pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês) e mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alunos do 5.º e do 9.º ano do ensino fundamental.


“Quero lembrar que fui durante anos, o ministro da infraestrutura do País. Cuidava do nosso sistema de transportes. Hoje, estou me dedicando a cuidar da infraestrutura humana. Porque quanto maior a qualificação das pessoas, maior será o nível de satisfação delas em relação a muitos setores. E, essa qualificação é a educação”, afirmou.

Padilha lamentou o Brasil ocupar a 39ª posição na lista e ressaltou que os países que estão ocupando as primeiras posições (Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong), além dos investimentos, valorizam os professores, a escola e a educação. “Nestes países, o professor está entre os profissionais com melhor remuneração. Ele é bem avaliado e a educação é prioridade, não só para os governantes, mas para a sociedade”, disse.

Ao concluir, Eliseu Padilha afirmou que o compromisso com a educação deve ser de todos, da sociedade e não só dos governantes. “Essa banalização da vida humana, hoje, é fruto da falta de educação. Devemos nos conscientizar de que priorizando o conhecimento e a educação mudaremos o quadro que aí está”, finalizou.
Padilha quer modificações na Lei de Drogas
Eliseu Padilha quer modificações na Lei de Drogas

Com vistas a alterar a Lei de Drogas, em especial o capítulo que trata sobre o tráfico de drogas e da repressão de produção não autorizada, o deputadoEliseu Padilha apresentou à Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4747/2012.

Segundo o parlamentar, a Lei permite “o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas”, é importante considerar que essas permissões são exceções à regra. Assim, ressalvadas tais exceções, todo o restante das apreensões de drogas ilegais tem como destino final a incineração. 


Porém, a mesma Lei condiciona a incineração à prévia autorização judicial, “o que acaba por invalidar, indiretamente, o prazo máximo de 30 dias disposto na Lei que, na prática, não é observada devido à alta demanda do Judiciário”, argumentou Padilha.

O deputado quer reverter essa realidade. “Incluir uma observação no § 1º para resguardar os casos em que a lei garante o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas de entorpecentes, e suprimir do § 2º a parte que exige autorização judicial para se proceder à incineração da droga apreendida”, observou.

Acesse aqui a íntegra do PL 4747/2012.
Deputado Padilha na TV Câmara
Educação é tema de entrevista na TV Câmara

Na próxima terça-feira (4), às 7h45, irá ao ar pela TV Câmara, o Programa Palavra Aberta, com a presença do deputado Eliseu Padilha. Na pauta, o parlamentar fala sobre “Educação”.

Defensor das políticas públicas educacionais, Padilha disse que “o Brasil está precisando de uma reavaliação do conhecimento. E, a educação é a matriz desse conhecimento”. Além disso, destacou que para o Brasil entrar na era da competitividade, precisa resolver, primeiramente, o problema da educação. “Hoje, nós estamos com problemas no setor de manufaturados pela escassez de quadros profissionais. E, essa escassez deve-se a falta de uma política educacional”.

O Programa Palavra Aberta será reprisado na terça-feira, nos seguintes horários: 12h30 e 21h.

Acesse aqui a TV Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.