segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MEMORIAL CÂMARA CASCUDO

Secultrn/FJA recebe o designer Marcello Dantas para conhecer o Memorial Câmara Cascudo


Visita do responsável pelo Museu da Língua Portuguesa visa o possível interesse em trabalhar no projeto de restauração do museu

A Secretaria Extraordinária de Cultura – Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) recebeu nesta sexta-feira, 25, a visita do designer e curador Marcello Dantas, que pelo período da manhã conheceu as instalações do Memorial Câmara Cascudo e a tarde participou, junto com membros importantes da área museológica do Estado, de uma reunião para debater a obra e as possibilidades de concepção do projeto de restauração do museu e, assim, estudar o interesse de participar e conceber este projeto tão importante para a cultura potiguar, que será viabilizado com a emenda para a cultura criada este ano.

Para o Memorial Câmara Cascudo o destaque será a obra do historiador, visto que sua vida é muito bem trabalhada na Casa Ludovicus. A concepção do projeto será baseada em plataformas tecnológicas, que trarão maior dinamicidade na exibição do acervo. Em conversa empolga e repleta de boas histórias com importantes personas do cenário museológico do Estado, Marcello Dantas debateu a importância de Câmara Cascudo no Estado, a necessidade de se criar um sentido e significado de vínculo dos visitantes do Memorial com a obra de Cascudo. Entre os apontamentos se destacaram o folclore, as comidas estudadas e tão presentes nas obras, a significância do mar e do sal, da música potiguar e seus poetas. Nas palavras de Marcello “é preciso pensar em propostas que ativem o que está dentro do visitante e fazê-lo viver a experiência trazida pelo museu de forma intensa, valorizando a memória, dentro de um contexto folclórico”.

Estiveram presentes e foram de grande importância no levantamento de opiniões e exposições do que se espera de um Memorial eficiente em transmitir da forma mais valorosa, atraente e dinâmica a obra de Câmara Cascudo: a secretaria extraordinária da Cultura, Isaura Rosado; seus familiares, representados por Anna Maria Cascudo e Daliana Cascudo, também diretora do Memorial; professor Humberto Hermenegildo; professor doutor Claudio Galvão; museólogo Hélio Oliveira; professor José Luiz Ferreira; professora Edna Rangel; Sérgio Wiclif, coordenador de projetos da FJA; Luana Cibelle, coordenadora de museus da FJA; professora Fátima Ferreira, vice-diretora do Museu Câmara Cascudo; e, Renata Carvalho, arquiteta da FJA.

Assim como acontece a visita de Marcello Dantas, no começo da semana, na terça-feira, 22, a Secultrn/FJA recebeu a visita de membros da Paluana Comunicações para conhecerem as instalações da Fortaleza dos Reis Magos e discutir um possível interesse em trabalharem no projeto de restauração de um dos principais pontos culturais e turísticos do Estado.

Marcello Dantas

Marcello Dantas é reconhecido designer e curador de exposições e diretor de documentários desde 1986. Formado em Cinema e Televisão pela New York University, e pós graduado em Telecomunicações Interativas pela mesma universidade. Estudou História da Arte e Teoria de Cinema em Florença na Itália e Relações Internacionais e Diplomacia em Brasília. No seu currículo incluem-se prêmios de melhor documentário na Bienalle Internationale du Film Sur L'Art do Centro Georges Pompidou em Paris, no FestRio, no International Film & TV Festival of New York e o prestigioso ID Design Award da Business Week. Seus trabalhos se concentram na potencialização de conteúdos históricos com uma gramática altamente imersiva onde a sensorialidade e a percepção são enfatizadas.

Sua atividade é amplamente multidisciplinar onde os trabalhos artísticos, curadoria, a direção e a produção se convergem em áreas diversas mas norteadas pelo encontro da Arte com a Tecnologia. Como curador de exposições de arte se destacam as de Bill Viola, Gary Hill, Jenny Holzer, Shirin Neshat, Laura Vinci, Tunga, Peter Greenaway, Ângelo Venosa, Arthur Omar e Anish Kapoor. Nas artes cênicas, Ópera Mundi no Maracanã, o balé Floresta Amazônica de Dalal Achcar e a peça Uma Noite na Lua de João Falcão com Marco Nanini, Como Chegamos Aqui a Historia do Brasil Segundo Ernesto Varela e a opera O Cientista. Nas grandes exposições históricas se destacam Antes - Histórias da Pré História e Arte da Africa, no CCBB, 50 Anos de TV e + na Oca do Parque do Ibirapuera, Paisagem Carioca no MAM do Rio, De Volta à Luz e a Escrita da Memória, no Instituto Cultural Banco Santos, e Mano a Mano no Centro Cultural de la Villa de Madrid. Em 2006 Dantas inaugurou o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo como seu diretor artístico.

Fotos: Demis Roussos

 
 












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.