quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

BLOGUEIRA CUBANA YOANI SANCHEZ VISITA O BRASIL

Bloguera cubana Yoani Sánchez esperada en Brasil el 18 de febrero.

La bloguera cubana Yoani Sánchez posa hoy mostrando su nuevo pasaporte 
en su casa en La Habana, Cuba. Foto: EFE en español

La bloguera opositora cubana Yoani Sánchez arribará a Brasil el 18 de febrero, informó el martes Dado Galvao, autor de un documental sobre Cuba que hizo una campaña en su favor en el país.

"El lunes (Yoani Sánchez) recibió el visado para viajar a Brasil, agendamos la fecha del billete para el día 17 de febrero, y debe llegar a Recife (norte de Brasil) el 18 de madrugada", explicó Galvao en entrevista telefónica a la AFP. 
El billete fue comprado con dinero recaudado en una campaña en internet, dijo.
La primera actividad prevista para la bloguera será participar en el estado de Bahia (noreste) de la exhibición del documental "Conexión Cuba Honduras" realizado por Galvao en 2009 y en el que Sánchez es entrevistada. 
El autor del documental emprendió una campaña para conseguir traer a la disidente cubana, conocida en el mundo por su blog "Generación Y", y que hizo públicas cartas y pedidos para viajar a Brasil al expresidente Luiz Inacio Lula da Silva y luego a la presidenta Dilma Rousseff. 

El resto de la agenda de la cubana en Brasil no ha sido divulgado. 

Según O Globo, que habló con el esposo de Sánchez, Reinaldo Escobar, la activista opositora viajará también a México y Europa. 
Impedida de salir de Cuba en varias oportunidades por el gobierno, Sánchez recibió a finales de enero su pasaporte, que la habilita para viajar al exterior, gracias a una reforma migratoria en la isla lanzada ese mes. 
Pelo Twitter, a blogueira cubana Yoani Sánchez anunciou ter recebido ontem seu novo passaporte. Teoricamente, não há mais nada que impeça Yoani -que teve mais de 20 pedidos de saída do país negados- de ir ao exterior.

"Incrível! Me telefonaram para dizer que já estava pronto meu passaporte! Acabam de me entregá-lo!", disse a blogueira crítica do regime.

Todos os cidadãos cubanos tiveram de emitir um novo documento, como parte da reforma migratória aplicada na ilha, que retirou a necessidade de permissão do governo para a saída do país e de apresentação de "carta-convite".

A obrigação de retirar um novo passaporte, porém, foi vista como novo filtro para proibir a saída de dissidentes. Segundo Yoani, vários opositores, como Ángel Juan Moya, não receberam o documento.

Na semana passada, o marido de Yoani, Reinaldo Escobar, disse que ela pretende esperar receber os vistos de que necessita para visitar vários países antes de fazer sua primeira viagem, que pode ser para o Brasil, entre 10 e 15 de fevereiro. Ontem, ele afirmou à reportagem que ela mantém os planos de vir até o país.

Ela já possui uma passagem até o Recife para o dia 10. O bilhete foi comprado como parte da campanha do documentarista baiano Dado Galvão, ativa desde 2009, de trazê-la ao país. Yoani é protagonista de um filme de Galvão.

"Sempre acreditei que isso ia acontecer. Não há argumentos para impedir uma pessoa de viajar só por pensar diferente", comemorou Galvão.

Segundo a embaixada brasileira em Cuba, a emissão de visto demora em média cinco dias -em geral, o documento fica pronto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.