PLANO ESTADUAL DA LEITURA E DO LIVRO DO RIO GRANDE DO NORTE
Parecer da União Brasileira de Escritores - UBE/RN
“Um país se faz com livros e homens”
Monteiro Lobato
Natal/RN, 2013
Natal/RN, 2013
01. INTRODUÇÃO
A luta das entidades da sociedade civil para transformar o Brasil e, quiçá o RN, em uma sociedade de leitores vem de longe. Com base neste desejo, a União Brasileira de Escritores deu a largada articulando desde o ano de 2006 uma lei, através dos deputados Fernando Mineiro e José Dias, que resultou na Lei nº 9.105, de 09 de junho de 2008 ( Lei do Livro Henrique Castriciano) em homenagem a este grande intelectual . Dividida em 05 capítulos, a lei nº 9.105, em seu art. 23: “O poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que couber,no prazo de 90 dias” . Faz cinco anos e só agora é que parece caminhar para um desfecho feliz; seis meses depois, após intensa movimentação do Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE, foi promulgada outra na mesma direção: a Lei nº 9.169, de 15 de janeiro de 2009. Antes tarde do que nunca, o Poder Público sai da letargia e elabora (em versão preliminar) o Plano Estadual da Leitura e do Livro do Estado do Rio Grande do Norte e solicita, mediante Ofício Circular nº 16/2013, um Parecer da UBE-RN:
O2. PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DO PELLRN
O PELLRN está embasado em grandes pensadores da Cultura e da Educação, como o russo Bakhtin, o brasileiro Paulo Freire. À pag. 06 afirma o PELLRN:
“a linguagem não é um mero instrumento de comunicação e que os sujeitos, principalmente os alunos, não são meros receptores passivos”. (Paulo Freire diz: “-ninguém ensina nada a ninguém. Os homens se educam em comunhão”).
Reconhece que até agora as ações desenvolvidas pela SEEC tem sido isoladas e conclama todos para participarem na sua construção e execução:
“O Plano, como aqui se configura, objetiva evitar o caráter assistemático e fragmentado com que se tem implementado essas iniciativas em nosso estado. Isso só será possível se houver o comprometimento de todos os setores interessados no tema, os quais serão convidados a darem sua contribuição em um esforço conjunto para a qualidade deste documento”.
Por último, conclama os professores a repensarem suas práticas obsoletas de pensar a leitura apenas como uma tarefa do professor de Língua Portuguesa e sim de todos. Diz, ainda, que o PELLRN articula-se “com a proposta que vem sendo desenvolvida pela Comissão de Currículo para a rede estadual do RN, que tem como eixo norteador o currículo integrado”(PELLRN, pág. 12).
METAS E ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE LEITURA
O PELLRN assenta-se em quatro eixos temáticos:
. Eixo 1- Democratização do acesso
À pag. 49 afirma: “O acesso aos bens de leitura deve ser uma política de cada estado brasileiro, pois o exercício pleno da cidadania só seconcretiza com a aproxiação competente das múltiplas práticas de leitura que circundam na sociedade”.
O PELLRN compromete-se criar, em cada munípio, em cada escola uma biblioteca moderna, no período de 2013 a 2016 através dos programas Bibliotecas para todos e PNBE, com destaque para o autor potiguar.
. ampliar o Programa de Agentes de Leitura
. mobilizar a sociedade para o cumprimento da Lei Federal nº 12.244 (24.05.2010)
. promover, nas escolas, lançamentos de livros, aproximando o autor dos jovens
(Isto pode ser feito em parceria com a UBE/RN)
. estabelecer uma política de aquisiçao de livros de autores potiguares
(a UBE dispõe do selo editorial Nave da Palavra que vem publicando sistemáticamente o Autor Potiguar)
. digitalizar os clássicos
.Eixo 2 – Fomento à leitura e a formação de mediadores
.fomentar a criação de projetos de mediadores de leitura, em parceria com universidades
.(isto pode ser feito em parceria com a UERN que pode estruturar uma especialização Do Ofício de Escrever e criar o curso de Licenciatura em Letras no campus de Natal)
.Eixo 3 – Valorização da leitura e da comunicação
.promover e apoiar campanhas institucionais sobre a divulgação do livro e da leitura na mídia
(a UBE já desenvolveu diversas Campanhas. No dia 25 de julho, dia do Escritor, irá lançar outra, que pode ser ampliada com uma parceria entre a SEEC e a UBE)
. Eixo 4 – Apoio à criação e ao consumo de bens de leitura
. estimular a criação de linhas de financiamentos para publicação de livros a preços populares
.implantar a concessão de prêmios nas diversas áreas literárias
(a UBE criou o Prêmio Escritor Eulício Farias de Lacerda e criou 05 coleções: Coleção Antonio Pinto de Medeiros (poesia) Coleção Bartolomeu Correia de Melo(prosa), coleção Enélio Petrovich (História), Coleção Deífilo Gurgel (Ensaio/Folclore) e Coleção Nati Cortez (infano-juvenil)
FORMAS DE FINANCIAMENTO
A SEEC garante os recursos que estão no Plano de Ações articuladas da SEEC/RN-PAR e deve-se buscar também a iniciativa privada outros apoios.
Neste sentido, a União Brasileira de Escritores – UBE/RN opina favoravelmente ao PELLRN e coloca-se à disposição para colaborar com a sua execução.
Este é o Parecer, salvo melhor juízo.
Natal/RN, 22 de abril de 2013
Eduardo Antonio Gosson
Presidente da UBE/RN
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