terça-feira, 28 de maio de 2013

É HOJE O LANÇAMENTO DO LIVRO: NOS CONTORNOS DO RIO POTENGI


                                                           


A PARTIR DAS 19H A ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS ESTARÁ SEDIANDO O LANÇAMENTO DO LIVRO DE MANUEL MARQUES: NOS  CONTORNOS DO RIO POTENGI

                         Manoel Marques Filho que é pedagogo e advogado, atualmente aposentado da EMATER, atuou por longos anos em duas frentes: inicialmente como especialista em Planejamento e Administração de Recursos Humanos, quando durante duas décadas trabalhou com a capacitação de extensionistas rurais e depois, por quase dez anos exerceu as atividades de Assessor Jurídico da Autarquia EMATER-RN.
Essas experiências profissionais renderam – lhe dois livros: A Extensão Rural em Meio Século – A Experiência do Rio Grande do Norte e A Educação em Extensão Rural- Algumas Questões Essenciais. No entanto, paralelamente a sua atividade técnica, com o seu talento de ficcionista, durante diversos anos publicou inúmeros contos em jornais e revistas culturais, principalmente no Jornal O GALO, onde escreveu durante todos os últimos momentos da existência do referido veículo cultural de tanta importância cultural na nossa cidade.
Ultimamente incorporou-se a ações junto à União Brasileira de Escritores, onde atualmente exerce o cargo de Secretário Geral.
                       Agora, com este Nos Contornos do Rio Potengi, demonstra o ficcionista talentoso que é com total domínio da Palavra e dos sentimentos. Os 21 contos aqui selecionados (uns inéditos; outros não) atestam a minha afirmativa.
O que se sobressai na escrita de Manoel Marques Filho é a capacidade de expor suas estórias com tanta limpidez. Seus textos possuem todos os ingredientes preconizados pelo mestre Graciliano Ramos, que tinha pavor ao uso excessivo de adjetivos; a prosa de Manoel é substantiva. Seus personagens quase sempre são pessoas que vivem no limite, como o personagem João Paulo, no conto Caldo Grosso“O homem era diferente das pessoas comuns, silencioso, de uma calma total, pausado nos gestos até para beber cachaça, enquanto que Dona Diva, sua mulher, gorda e gasguita, falava pelos cotovelos e dobrava o pescoço em demoradas gargalhadas. (...) O até então João Paulo, com sua brandura de olhar(...) deitou  a mulher briguenta ao chão de barro batido(...) com um só  golpe de faca amolada  cortou-lhe a orelha direita”.
                     Numa terra infestada de versejadores, é motivo de alegria a publicação do trabalho de um bom ficcionista prosador. Comemoremos, pois, essa possibilidade de nos deleitarmos na leitura desta agradável e talentosa obra. A  Literatura Potiguar agradece.
Eduardo Gosson é Presidente da União  Brasileira de Escritores do Rio  Grande do Norte – UBE/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.