terça-feira, 21 de maio de 2013


TCP Chico Daniel recebe VII Semana do Filme Cult



Programação tem início hoje com o filme “O Homem Planeta”, às 18h30


Pelo sétimo ano consecutivo o Cineclube Natal – representado por Nelson Marques e Gianfranco Marchi, além do crítico de Cinema Rodrigo Hammer, com o apoio da Fundação José Augusto, une forças para trazer ao público natalense um punhado de filmes rotulados “Cult movies”, ou seja, que ganham crescente valorização por parte de cinéfilos e pesquisadores mundo afora.

A abertura será nesta terça-feira, 21, com o cultuadíssimo O Homem do Planeta X (The Man From Planet X, 1951), que traz uma amostra da paranóia norte-americana durante a Guerra Fria, quando os “invasores” da Cortina de Ferro poderiam se materializar – metaforicamente – como alienígenas em alguma região distante do globo. Produzido com orçamento baixo, ficou restrito às programações “double feature” dos drive-ins durante mais de cinco décadas, até ganhar edições modestas em VHS.

A programação segue até domingo, 26, com a exibição dos filmes Mangue Negro, O Incrível Show de TorturasA Mulher das DunasOs 5.000 Dedos do Dr. T e Força Diabólica. Antes de cada sessão, será exibido um curta-metragem surpresa, seguindo o mesmo critério da seleção principal.



PROGRAMAÇÃO
21/05 – Terça-Feira
O Homem do Planeta X (The Man From Planet X, EUA, 1951)
Direção: Edgar G. Ulmer
Elenco: Robert Clarke, Margareth Field, Raymond Bond
Sinopse – A aproximação de um planeta desconhecido rumo à Terra coincide com o aparecimento de um extraterrestre numa remota ilha escocesa, onde causará comoção.


22/05 – Quarta-Feira
Mangue Negro (Mangue Negro, BRA, 2008)
Direção: Rodrigo Aragão
Elenco: Ricardo Araújo, Kika de Oliveira, Walderrama dos Santos
Sinopse – Invasão de zumbis “brotados” do mangue aterroriza comunidade do Espírito Santo. Revolucionário para o gênero, o filme ganhou admiradores graças ao roteiro e competência técnica.

23/05 – Quinta-Feira
O Incrível Show de Torturas (Bloodsucking Freaks, EUA, 1976)
Direção: Joel M. Reed
Elenco: Seamus O’Brien, Luis de Jesus, Viju Krem
Sinopse – O mágico Sardu e seu assistente Ruphus apresentam um show onde as atrações são assassinadas cruelmente, às vistas da plateia.

24/05 – Sexta-Feira
A Mulher das Dunas (Suna No Onna, JAP, 1964)
Direção: Hiroshi Teshigahara
Elenco: Eiji Okada, Kyôko Kishida, Iroko Itô
Sinopse – Clássico do Cinema Fantástico narra a história de entomologista aprisionado por mulher cujo objetivo é localizar filho e marido soterrados na areia. Um relacionamento bizarro se desenvolve.

25/05 – Sábado
Os 5.000 Dedos do Dr. T (The 5.000 Fingers of Dr. T, EUA, 1953)
Direção: Roy Howland
Elenco: Peter Lind Hayes, Mary Healy, Hans Conried
Sinopse – Professor de piano de um menino tem como plano forçar 500 crianças a praticar em seu gigantesco teclado 24 horas por dia. Considerada a melhor adaptação do Dr. Seuss para o Cinema.

26/05 – Domingo
Força Diabólica (The Tingler, EUA, 1959)
Direção: William Castle
Elenco: Vincent Price, Judith Evelyn, Darryl Hickman
Sinopse – Encarregado de autópsias num presídio, cientista desenvolve teoria de acúmulo de energia a partir do grito de horror humano para alimentar terrível criatura vertebrada.
 
SERVIÇO

VII Semana do Filme Cult
Promoção: Cineclube Natal e Fundação José Augusto
Período: de 21 a 26 de Maio
Local: TCP – Teatro de Cultura Popular Chico Daniel
Endereço: Rua Jundiaí, 641 – Tirol
Horário: 18h30
Informações: (84) 3232-5306
Entrada: R$ 4,00

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Livro de Leide Câmara documenta a relação de Luiz Gonzaga com a música potiguar



O compositor seridoense Severino Ramos foi o principal parceiro musical  potiguar de Luiz Gonzaga. Os dois assinaram nada menos que doze parcerias, entre as quais uma das mais conhecidas músicas do repertório final de Gonzaga: Ovo de codorna, que enfrentou problemas com a censura durante a ditadura militar mas foi gravada três vezes (1971, 1978 e 1979) pelo Rei do Baião.

A parceria com Severino Ramos é um dos destaques do livro Luiz Gonzaga e a Música Potiguar, que a pesquisadora Leide Câmara autografa nesta terça-feira, às 19h, na Pinacoteca do Estado (Praça 7 de Setembro - Cidade Alta). O título é o número 36 da coleção Cultura Potiguar, editada pela Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto, através da Gráfica Manimbu.

A obra traz um minucioso levantamento das relações entre Gonzaga e os músicos potiguares. De acordo com a pesquisadora, as músicas de Gonzaga foram gravadas por 54 cantores ou grupos potiguares. Em contrapartida, o pernambucano gravou desde 1945, além de Severino Ramos, cinco compositores locais -- Henrique Brito, Frei Marcelino, Janduhy Finizola, Chico Elion e Celso da Silveira. Finizola também foi parceiro de Gonzaga.

Luiz Gonzaga e a Música Potiguar documenta as andanças do velho Lua por todo o Rio Grande do Norte, ao longo de várias décadas. O livro registra homenagens fora da música -- seminários, publicações em livro e folheto de cordel, eventos oficiais -- e uma vasta iconografia que ilustra a presença de Gonzaga na cena artística potiguar. 

A autora é uma das mais importantes pesquisadoras musicais do estado e criadora do Instituto Leide Câmara Acervo da Música Potiguar AMP). É autora de obras referenciais sobre o tema, como o Dicionário de Música do Rio Grande do Norte, com cerca de 600 verbetes que cobrem mais de um século de história, e de estudo sobre o pioneirismo bossanovista do compositor macauense Hianto de Almeida.

Mostras na Pinacoteca

O lançamento do livro de Leide Câmara é parte de uma ampla programação na Pinacoteca do Estado nesta terça-feira, a partir das 19h. Serão abertas duas mostras de fotografia -- Ser-Tão Seridó, de Paula Geórgia Fernandes, e Ecos Híbridos, de Eustáquio Neves, Alexandre Siqueira e Pedro David. As duas ficam abertas até o dia 21 de junho. A programação inclui ainda a exposição Obras-primas da Gravura, com parte do acervo da própria Pinacoteca, e o lançamento do edital do III Salão de Arte Popular Chico Santeiro.

Pinacoteca do Estado recebe exposições e workshop de fotógrafos de renome nacional


Ecos Híbridos” e “Ser-Tão Seridó” trazem distintas percepções, discursos e particularidades visuais de cada fotógrafo 


Durante o período de 21 de maio a 21 de junho a Pinacoteca do Estado será palco da exposição “Ecos Híbridos”, que reúne os trabalhos de fotógrafos de renome nacional; tais como Eustáquio Neves (MG), Pedro David (MG) e Alexandre Pereira (PA); e da exposição “Ser-tão-Seridó”, de Paula Geórgia Fernandes. A curadoria da mostra coletiva é da pesquisadora doutora em antropologia Geórgia Quintas [PE] e nasceu com objetivo de estender a visitação de obras produzidas em Festivais de Fotografia para outras cidades, propagando assim a produção fotográfica.

Amanhã (21), no dia da abertura do evento, haverá um coquetel e a palestra com o fotógrafo Alexandre Sequeira [PA], que abordará o seu poético-antropológico intitulado "Nazaré de Mocajuba". A programação contará ainda com um workshop de Fotografia com Sequeira durante os dias 21 e 22 de maio, das 14h30 às 17h30. O objetivo do curso é analisar propostas artísticas a fim de compreender a fotografia para além de sua avaliação formal ou técnica, e, as as inscrições estão sendo feitas através do Duas Estúdio.


As imagens de Alexandre Sequeira foram resultado do período em que decidiu se mudar para Nazaré de Mocajuba, em 2004, para trabalhar como fotógrafo oficial da vila. Durante dois anos o fotógrafo participou do cotidiano do povoado fotografando os moradores e permutou tecidos antigos utilizados na casa por outros mais novos. Na superfície destes tecidos, Alexandre passou a reproduzir a imagem do dono em tamanho real.    

Já o trabalho de Eustáquio Neves consiste em duas séries diferentes, mas que em determinado ponto discutem o mesmo assunto: a exploração do corpo humano. A primeira série, "Objetivação do Corpo", trata da exploração do corpo pelas mídias. A segunda, "Boa Aparência", trata da exploração do corpo pela força do trabalho, o qual remete aos classificados de ofertas de empregos com textos que incluíam a frase "Boa Aparência".

Por último, o ensaio "Homem Pedra" de Pedro David, apesar da certeza de que suas paisagens foram capturadas no sertão pernambucano, as escolhas estéticas do fotógrafo reduzem a possibilidade de percebermos a objetividade do documento temporal que cerca os símbolos tão característicos dos “sertões”.


Ser-Tão Seridó


No mesmo período da exposição “Ecos Híbridos”, o andar térreo da Pinacoteca do Estado irá receber o ensaio da fotógrafa potiguar Paula Geórgia Fernandes, intitulado “Ser-Tão Seridó”. Neste trabalho, o testemunho fotográfico apresentado é sobre o homem, tendo a paisagem apenas como pano de fundo.  


 Ser Tão Seridó – Paula Georgia Fernandes



A montagem da exposição individual, tal como a exposição “Eco Híbridos” foi produzida pelo Instituto Anima em parceria com a Imagem Brasil;  Zoon fotografia e o Duas Estúdio com apoio do Sebrae/RN; da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Agusto, Fecomércio e patrocínio do Sesc e do Deputado Fernando Mineiro.





 
O que: Exposição Ecos Híbridos e Ser-Tão Seridó
Onde: Pinacoteca do Estado
Quando: de 21 de maio a 21 de junho
Horário da Abertura e Palestra: 19h

O que: Workshop com Alexandre Sequeira
Quando: 21 e 22 de maio
Onde: Pinacoteca do Estado
Vagas: 30
Investimento: 80,00
Inscrição: Duas Estúdio [9982 7193 ou 9664 8789/ www.duasestudio.com ]
Horário: 14h30 às 17h30
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.