quarta-feira, 23 de julho de 2014

Chão dos Simples ganha edição de luxo em seus 30 anos

Costurados na paisagem de uma cidadezinha imaginária do interior do Rio Grande do Norte, os contos de Manoel Onofre Jr iluminam o cotidiano singelo de quem cresceu ouvindo causos em beira de calçada, mergulhando no açude e ouvindo o sermão do padre na Matriz. A coleção despretensiosa de textos fictícios recheiam o livro “Chão dos Simples”, cuja terceira edição (revista e ampliada) será lançada nesta quarta-feira (23), às 18h, na sede da Academia Norte-riograndense de Letras. A nova publicação sai pela editora Sarau das Letras e marca os 30 anos da versão original da obra.
Emanuel AmaralManoel Onofre Jr.Manoel Onofre Jr.

“E por que relançar?”, pergunta o autor, que responde sem demora: “Incluí dois contos novos nesse mesmo ambiente, que lembra muito a cidade de Martins onde passei boa parte da infância e tenho família. Também acrescentei ilustrações e as críticas literárias publicadas na época do primeiro lançamento”, justifica o escritor. Adaptado para o teatro em 1997, pelo ator e diretor Lenício Queiroga (1951-2009), o livreto contendo a dramaturgia criada para “Chão dos Simples” será dado de presente aos 50 primeiros leitores que adquirirem a nova edição do livro.

Manoel Onofre Jr garante que “todos os personagens são inventados”. Juntou pedaços de um tipo e outro, o escritor criou uma espécie de Frankenstein que protagoniza situações inspiradas em fatos reais. “Há algumas coincidências naturalmente, afinal busquei na memória muito do que está escrito. Inclusive já passei constrangimento por não saberem identificar onde termina a vida real e começa a história do livro”. Ele lembra que foi censurado por parentes por causa do conto “As dos Santos”, que acharam parecida com uma história familiar. O texto fala de cinco solteironas virgens que ficaram para titia. “Posso até ter partido de uma história real, mas reforço: é tudo ficção”.

Os dois novos contos inseridos no livro foram escritos em 2013, e outros tantos sofreram ajustes e revisão. “Tem texto que virou outra coisa depois que mexi”, avisa.

A introdução do livro é assinada por Thiago Gonzaga, escritor e editor do blog/selo editorial 101 Livros do RN (101livrosdorn.blogspot.com) que lança foco sobre o perfil regionalista da ficção. Já nas páginas finais o autor reúne as críticas literárias sobre a obra escritas por Anchieta Fernandes, Hildeberto Barbosa Filho (PB), Nelsan Patriota, Nilo Pereira (PE) e Veríssimo de Melo. As ilustrações são de Iaperi Araújo e Carlos José Marques.

Serviço:
Livro “Chão dos Simples” (Sarau das Letras, R$ 30 reais, 164 pág.), de Manoel Onofre Jr. Lançamento nesta quarta-feira, às 18h, na Academia Norte-riograndense de Letras (rua Mipibu, 443 – Petrópolis)

Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.