segunda-feira, 21 de julho de 2014

DZI CROQUETTES em 'Bandália' - 40 anos de história

DZI CROQUETTES

Bandália

25 e 26 de julho de 2014

21:00

DZI CROQUETTES em 'Bandália' - 40 anos de história

 A proposta do espetáculo musical DZI CROQUETTES em “Bandália”, composto pelo novo grupo Dzi Croquettes, consiste na retomada da linguagem cênica irreverente e libertária que marcou a trajetória do grupo original dos anos 70. Trata-se do Teatro no qual o autor põem em cena os elementos que colhe a partir de uma convivência com os integrantes do grupo, sejam eles conceitos, imagens, métodos, teorias, gestos ou questionamentos.
Do mesmo modo que fora feito outrora, além de um Teatro convencional e narrativo, o Dzi Croquettes visa privilegiar a ideia física do teatro musical brasileiro, a linguagem anárquica e tropicalista, o domínio das forças, o plano dos afetos, da paixão, da imaginação, da  antropofagia. O espetáculo chega ao Teatro Riachuelo nos dias 25 e 26 de julho, às 21h.

SINOPSE

Inspirados no documentário “Dzi Croquettes” (Tatiana Issa e Raphael Alvarez) o mais premiado do Brasil, jovens atores se reúnem decididos a viver uma experiência teatral baseada na filosofia do grupo que revolucionou o teatro brasileiro nos anos 70. Para isso se juntam a um remanescente da formação original que assume a direção e com o qual se lançam na aventura de viver em comunidade numa garagem abandonada. Adaptada para realizar suas performances, se constitui num espaço onde tudo pode acontecer, desde teatro até um cabaré clandestino. Elaborado com vigor físico, humor e a irreverência peculiar aos Dzi Croquettes, o espetáculo mantém o forte apelo da dança como outrora, quando o coreógrafo norte-americano Lennie Dale liderava o grupo. Mixando coreografias de Jazz, Bossa Nova, Samba, Flamenco, Bolero, Tango, Le Parkour e Wacking, construindo uma versão pop do Teatro Musical Brasileiro também sustentado por uma trilha de sonoridade eletrônica. O roteiro musical abrange desde a original “Rap do Dzi” de Ciro Barcelos até canções conhecidas do grande público como “El Justiciero” dos Mutantes, “Bichos Escrotos” dos Titãs, “1406 (Money)” dos Mamonas Assassinas, “Dois pra lá, dois pra cá” de João Bosco e Aldir Blanc, “Good Night Ladies” de Lou Reed, entre outros, porém com a roupagem moderna de Demetrio Gil, diretor musical também em cena como DJ. O espetáculo reúne três Dzi Croquettes originais: Ciro Barcelos, que juntamente com sua filha Radha Barcelos na assistência de direção e roteiro, assina a autoria, coreografia, direção geral e ainda atua. O veterano e premiado Claudio Tovar assina o figurino. E Bayard Tonelli faz participação especial. O cenário de Pedro Valério, também integrante do espetáculo, composto a partir de andaimes de construções, dá vida a garagem abandonada por eles habitada que vai se transformando em palco cênico no decorrer de suas performances. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro em outubro de 2012, Liza Minelli que nos anos 70 tornou-se fã incondicional e amadrinhou o grupo em Paris, fez questão de assistir, na véspera da estreia, a uma apresentação realizada especialmente para ela. Ao final, emocionada, se juntou aos novos afilhados para dançar, assim como fazer suas ótimas observações.

Classificação

Duração

100min
Aproximadamente

Fonte:Teatro Riachuelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.