quinta-feira, 10 de julho de 2014

ÍNDIOS TAPUIAS PAIACUS INAUGURAM SEDE PROVISÓRIA DO CHCTPLA EM APODI

                              Pesquisadora Lúcia Tavares

                              Presidente do CHCTPLA



A Presidente do CHCTPLA, Pesquisadora Lúcia Tavares, inaugurou, juntamente com os Tapuias Paiacus do Apodi a sede provisória da instituição dia 09 de julho de 2014.  
A Sede do CHCTPLA está instalada no seguinte endereço:
Rua Antonio Lopes Filho, nº 105  Centro 
Apodi-Rio Grande do Norte - Brasil
CEP-59.700-000
Email: chctpla@hotmail.com

Parte do acervo está exposto e a pesquisadora Lúcia Tavares acompanha a visitação explicando a história de cada peça lítica.

Agende sua visita com Lúcia Tavares Tel: 55-84-9914-2282 .

A visitação está aberta para estudantes,pesquisadores, acadêmicos e todos que se  interessam em conhecer os costumes dos nossos primeiros habitantes para sobreviver dentro de seu habitat natural.

 Fundado em 07 de fevereiro de  2013, o CHCTPLA

tem como objetivos:

- Resgatar e preservar a Cultura étnica indígena da Nação Tarairiú, especificamente, dos Tapuias Paiacus, considerando-os estes, um coexistente marco histórico na formação e fundação do município de Apodi – RN.
- Promover e apoiar ações que contribuam para o resgate, divulgação e valorização da arte e da Cultura indígena.
- criar o Museu Luisa Cantofa no intuito de expor todos os objetos doados ou encontrados nas pesquisas, assegurando assim, o cumprimento do inciso III.
- Estimular a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns.
- Contribuir para a ampliação, difusão e disseminação do conhecimento sobre a história, Cultura e Arte indígena.
-Apoiar, bem como promover ações sustentáveis que contribuam para a preservação ambiental, de modo especial, da Lagoa do Apodi, tendo em vista, a sua contribuição histórica para o surgimento da cidade, uma vez que suas margens serviram de espaço para a realização de atividades como: plantação, pescaria, dentre outras pelos referidos nativos. 
Atualmente o Centro conta com mais de 40  sócios, entre sócios fundadores e membros associados  que apoiam as atividades em diversas dimensões, auxiliando com informações, participação nas pesquisas e na organização de documentos e projetos.
Segundo o pesquisador Marcos Pinto:"O trabalho da Pesquisadora LÚCIA TAVARES restringe-se ao resgate da história dos índios Tapuias Paiacus da Ribeira do Apodi,no perído de 1680 a 1825, cujos artefatos estão dispersos nas grutas e margens das lagoas do Apodi,do Pacó e do Apanha-Peixe, além das margens do Rio Apodi". Os índios Tapuias, foram os primeiros habitantes das nossas terras que ficam, às margens da Lagoa do Apodi, na Chapada, no Vale do Rio Apodi e na Região da Areia, mas que foram expulsos de suas aldeias para dá lugar aos povos colonizadores. Até bem pouco tempo, imaginava-se que não existiam remanescentes, mas as pesquisas mais recentes, a maioria delas feitas por Lúcia Maria Tavares, também pertencente à mesma etnia indígena, dão conta de que em Apodi existe um grupo considerável de remanescentes. As provas da existência dessas etnias na nossa Terra são os achados da pesquisadora, que guarda um acervo de peças liticas, hoje organizadas em sua casa, que foi transformada na Sede provisória do CHCTPLA. 




Fachada e Entrada do CHCTPLA
Parte da residência de Lúcia Tavares foi reformada para sediar o CHCTPLA graças a uma doação feita pela escritora e descendente tapuia Vilmaci Viana, que ao lançar sua última obra em prosa e verso na capital do Estado - Natal, intitulada de "AS CANÇÕES DA LAGOA DOURADA", doou os valores arrecadados com a venda dos primeiros exemplares para a reforma e organização dos objetos e peças adquiridas nas pesquisas.Futuramente este projeto do Centro Histórico,se transformará no Museu Luisa Cantofa, sonho e anseio do povo remanescente indígena de Apodi, que a partir de agora parte para se organizar e reivindicar das autoridades os direitos que lhes foram negados, mas que já estão garantidos na legislação federal. 


Peças líticas expostas 






As fotos mostram alguns remanescentes presentes na inauguração,
 alem de membros do CRAS,que visitaram o CHCTPLA. 

O povo remanescente dos Tapuias Paiacus de Apodi agradece à índia Lúcia Tavares pela luta que tem embrenhado para resgatar a verdadeira história dos nossos primeiros habitantes. Para o biênio 2013-2014, a Presidência da referida associação é em nome de Lúcia Maria Tavares, a vice-presidente é a Professora Mônica Freitas. Esta diretoria conta com a ajuda assídua e muito importante do estudante de Turismo Isaac Tárcio Torres para a pesquisa e o registro, uma espécie de secretário voluntário, todos descendentes da etnia Tapuia. 

Parabéns a Presidente Lúcia Tavares, 
vice-presidente Mônica Freitas 
e o turismólogo  Isaac Tárcio.



Por Mônica Freitas/Vilmaci Viana
www.odiariodopovoapodiense.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.