segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A POESIA DE ROGÉRIO DIAS


Rogério Dias




Sagrados Segredos

A mala que guarda sagrados segredos
Os livros, brinquedos, as traças, cupim
As velhas cantigas de vozes em coro
Lembranças alegres de tempos sem fim

Crianças libertas de vil preconceitos
Nem pensam direito, sem rumo, é assim
Mas andam felizes sorrindo pro vento
Cantando e brincando sem tempo ruim

Saudades dos banhos, nos rios e lagos
Nadando e brincando pescando anequim
Sussurros e gritos vagueiam nos ventos

Riscando as escritas do meu folhetim
Estórias e sonhos guardados na mente
Deslisam no tempo, deixadas por mim.



Vil Estrupo

Há cinco séculos o Brasil convive
Com um tal povo chamado lusitano
Nos descobriram e hoje somos alvos
Do holandês, do gringo e do tirano

Somos escravos, índios em extermínio
Nossas riquezas foram explorando
Virgens fronteiras de tão vil estupro
São invadidas num cruel desmando

Lutas do povo, heróis das Gerais
Salvaram honra, a história enganando
Velhas memórias de nossos ancestrais

Sentado ao banco, a pátria confessando
Ao nativo execrando e o ouro aos rivais
Assiste nossa gente, a miséria herdando.



Néctar das Flores

Verde, imponente, esbanjando o néctar das flores,
Solta no meu ar o perfume suave de tua essência nata,
Exalando-se em minha aura teu delicado cheiro de amor,
Alterando a turvez de um sentimento embaçado, orvalhado,

Respingando em meu rosto um débil sussurro, gotas de ar...
Sinto a pele contrair-se, os pelos se elevam de tanta energia
E o cheiro das flores me invade numa tempestade de olor.
Foge o desalento e um coração volta a pulsar com harmonia.

Contemplando-te nas passagens, paisagens, rápidas, bruscas,
Admirando-te pela beleza que antes me inquietavas,
Sinto teu cheiro, o agito de teus galhos, vento a desfolhar-te.

Não a perderei, mesmo embaçada, distante contemplo tua evolução
Parecendo uma ilusão, vulto que se movimenta no silêncio inerte,
Vento trará sempre o perfume e tuas folhas eternamente me inquietarão.

rOgério Dias
JOSÉ ROGÉRIO DIAS XAVIER, 
artista plástico e poeta, nascido em 23 de outubro de 1943, na cidade de Martins-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.