domingo, 19 de outubro de 2014

Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses será lançado dia 21

dicionário capa

 Conceição Flores, docente do curso de Letras da UnP, junto com os bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Potiguar, realizaram  durante três anos uma pesquisa que resultou neste livro. E como marco da valorização dos literatos do RN, o fruto desse trabalho é o livro “Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade”, publicação da EDUnP – Editora da UnP, que será lançado na próxima terça-feira (21), às 17h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras.
O Dicionário traz um levantamento dos autores do Estado, que nasceram e viveram na região, ou que são de outros lugares, mas que contribuíram para o cenário cultural do RN. A relação desses profissionais da escrita não se limitou a nomes tradicionais, e foi além, resgatando aqueles que participaram da vida literária norte-rio-grandense através de textos publicados em jornais e revistas.
O livro nasceu da aprovação pelo MEC do PET Literatura no Rio Grande do Norte, coordenado pela Professora Conceição Flores na Universidade Potiguar, integrante da Rede Laureate. O PET reúne estudantes bolsistas de graduação em Letras, que pesquisam sobre a literatura do Estado, com objetivo de fazer um levantamento de obras e autores do RN. A ideia do projeto surgiu após ser observada a ausência de um trabalho de pesquisa com esse conteúdo específico. E após três anos a pesquisa vira livro, através da Editora Universidade Potiguar – EdUnP.
Contando com o auxílio de alguns incentivadores e profissionais do ramo, Conceição Flores e alunos do PET puderam ter acesso a acervos particulares e a várias bibliotecas públicas e privadas. O trabalho foi iniciado pelas obras de Assis Brasil, Constância Lima Duarte e Diva Cunha, Manoel Onofre Júnior, Rômulo Wanderley, Tarcísio Gurgel, bem como pela publicação “400 nomes de Natal”, coordenada por Rejane Cardoso. O dicionário inclui nomes já amplamente divulgados, como Luís da Câmara Cascudo e Nísia Floresta, mas lembra daqueles ainda pouco reconhecidos por parte da população, como o cronista Guilherme Henrique Cavalcante, de 19 anos, que desde os 16 anos de idade escreve crônicas em jornais, e que neste ano publicou a seu primeiro trabalho: “A imagem do cão”.
Com uma produção vasta que conta com mais de 500 nomes, para Conceição Flores, o Dicionário “vem ocupar uma lacuna e cumprirá o seu papel como porta de entrada para informações sobre os escritores potiguares”.
O lançamento do Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à Contemporaneidade será aberto ao público. A Academia Norte-rio-grandense de Letras fica na Rua Mipibu, 443, no bairro de Petrópolis, em Natal.
SERVIÇO
Lançamento do Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à Contemporaneidade
Data: 21/10/2014
Horário: 17h
Local: Academia Norte-rio-grandense de Letras – Rua Mipibu, 443, no bairro de Petrópolis.
Evento aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.