domingo, 10 de maio de 2015

SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS DO RIO GRANDE DO NORTE

SOLENIDADE DE RECEPÇÃO AO NOVO CORPO DIRETIVO


Aconteceu no dia 05 deste mês, 3ª feira, no auditório da Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia, a solenidade de recepção ao novo Corpo Diretivo da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA/RN), num ambiente festivo de muita confraternização, sendo Cerimonialista o Acadêmico Rubens Barros de Azevedo, Cadeira nº 16. Houve grande afluência de Associados e autoridades ligadas à cultura e à arte, culminando num belo sarau, onde várias pessoas presentes mostraram talento e sensibilidade.

Eis os eleitos e respectivos cargos:

Ozany Aparecida Gomes da Silva:  Presidente;
Aluísio Azevedo Júnior:   Vice-Presidente;
Sandemberg Oliveira de Almeida:  1º Secretário;
- Jardia Gabriella Maia Rodrigues:  2ª Secretária;
Francisco Canindé da Silva:  1º Tesoureiro;
- Erilva Gomes Leite:   2ª Tesoureira;
- Géssyka Andressa Silva dos Santos:  Diretora de Eventos;
- José de Castro:  Componente do Conselho Fiscal;
- Thiago Gonzaga dos Santos:  Componente do Conselho Fiscal;
- Josivan Alves Pereira:  Componente do Conselho Fiscal.
Compuseram a Mesa Diretora as seguintes personalidades: Poeta e Compositor José Martins, atual Presidente da SPVA; Ozany Gomes, Presidente eleita da SPVA; Escritora Gilvânia Machado, representando a União Brasileira de Escritores/RN; Poeta e Cordelista Rosa Ramos Regis, atual Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel; o Poeta, Compositor e Cordelista, José Acaci Rodrigues, Presidente eleito dessa mesma Academia; Acadêmico José Evilson Machado Dantas, Presidente da nossa Academia; Dr. Héverton Fernandes Duarte, Conselheiro do CRO/RN, representando o seu Presidente, Dr. Gláucio Morais e Silva.

Foram citadas outras personalidades presentes, tais como o Escritor e Poeta Franklin Jorge, Diretor da Sala Natal, da Fundação Capitania das Artes; Professor e Poeta Carlos Morais dos Santos, representante da SPVA em Portugal, onde também reside; Poetisa Vilmaci Viana, da Academia Apodiense de Letras; Escritor e Poeta Aluísio Azevedo Júnior, Presidente eleito da Academia Potengiense de Letras e Artes e Vice-Presidente eleito da SPVA/RN.

Em seguida, foi executado eletronicamente o Hino Nacional Brasileiro, cantado pelos presentes.

A palavra foi passada ao Presidente da SPVA/RN em exercício, Poeta José Martins, que fez um breve histórico da Instituição e do trabalho do valoroso grupo que a idealizou, disse da sua esperança de que a nova administração possa dar continuidade às ações até aqui desenvolvidas e até mesmo ampliá-las, como é planejamento dos novos dirigentes. Agradeceu o apoio e colaboração que tem recebido de diversos associados e desejou sucesso a todos.

Na sequência, foi a vez de a Presidente eleita, Ozany Gomes, fazer o seu pronunciamento, agradecendo o apoio recebido e que está esperançosa quanto aos destinos da Instituição, lembrando que as decisões e ações tomadas precisam estar embasadas na responsabilidade, comprometimento e amor à causa. Agradeceu bastante a Academia Norte-Riograndense de Odontologia pela produtiva parceria, bem como os demais parceiros, como é o caso do CRO/RN.

Encerrando a sua fala, convidou o Poeta José Acaci para interpretar música de sua própria autoria, Colheita, que muito bem sintetiza os propósitos da Instituição.
Desfeita a Mesa Diretora, todos passaram a curtir os bons momentos proporcionados pelo desfile de talentosos Poetas, Poetisas, Músicos, que a todos encantaram, como foi o caso do Poeta, Cantor e Compositor, Jaime Galvão, autor do Hino da SPVA/RN, cantado animadamente pelos presentes.

Depois, houve alguns pronunciamentos, como o do citado Poeta Franklin Jorge, que fez questão de elogiar o excelente trabalho apresentado recentemente pelos associados, por ocasião das comemorações do Dia da Poesia, comandado pela então Diretora de Eventos, a Presidente eleita, Ozany Gomes. 

O Poeta José de Castro, participante da SPVA/RN desde os seus primórdios, componente do Conselho Fiscal da atual Diretoria, também levou a sua palavra de confiança no futuro próximo da Instituição: Espera-se um grande avanço na vida institucional da entidade... Se todos participarem EFETIVAMENTE... Se cada um der a sua contribuição... Poderemos continuar escrevendo essa bonita história em prol da poesia, da arte e da cultura.
Será o Coordenador dos trabalhos para a implantação do Selo Editorial da Sociedade, devidamente apoiado pelo seu colega de Conselho, Thiago Gonzaga dos Santos.

A Poetisa pernambucana-potiguar, Auzeh Freitas, também componente da SPVA/RN, prestou homenagem à Presidente Ozany, ofertando-lhe belas flores.

O Poeta luso-potiguar Carlos Morais dos Santos (mora em Lisboa e em Ponta Negra), representante da SPVA/RN em terras lusitanas, falou da sua satisfação e honra por poder “exercer” tão honroso “cargo”.

O registro especial fica por conta da admiração que as nossas instalações causaram àqueles que ainda não a conheciam. Foram muito elogiadas!

Para finalizar a solenidade de recepção ao novo Corpo Diretivo, foi servido um delicioso coquetel para os convidados.


Rubens Barros de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.