sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TRAJETÓRIA DO MEU QUERIDO PRIMO CANTOR E COMPOSITOR DUDÉ VIANA

Com muita honra apresento neste blog a linda e vitoriosa trajetória do meu amado primo Dudé Viana que com amor  e persistência de um cantor, compositor e escritor potiguar, este ano está completando 40 anos de andanças em terras brasileiras, mostrando a sua voz e a mensagem de sua música, acompanhado de seu inseparável violão. 

"Forças das Marianas leva Dudé ao Circo da Cultura", manchete do Diário de Natal, de 28 de julho de 1979. Trecho da matéria: "O cantor potiguar Dudé apresenta-se às 20 horas de amanhã, no Circo da Cultura da Fundação José Augusto, armado na Praça Augusto Leite". (...).

Foto: Diário de Natal
Dudé Viana - sábado, 28/07/79.


Em 1972 Dudé inicia sua vida artística no programa Bom dia Natal, apresentado por Doskagíbio dos Santos, aos domingos das 9h às 12h - no palco do extinto “Cinema São Luiz", no bairro do Alecrim, em Natal. Um programa infantojuvenil, transmitido ao vivo pela a extinta Rádio Trairi de Natal.

Foto: Arquivo de Dudé Viana
Dudé no palco do "Cinema São Luiz" em 72. 

 Em janeiro de 1974 Dudé consegue sua primeira matéria de jornal pelo Diário de Natal/O Poti, na qual, comemora a liberação pelo Serviço de Censura Federal do seu musical intitulado: “Du-Riso-Dé - Dudé”, mesmo proibido para menores de 16 anos.

                                                       Foto: O Poti
Jornal O Poti - domingo - 20 de janeiro de 1974. Pág. 12.

Em 1977/78 Dudé escreve e monta uma peça infantil, "O Sol, o Vento e a Chuva" que percorre escolas e teatros da periferia do Rio de Janeiro..., por 2 anos.

                                                  Foto: Wagner Soeiro
Dudé Viana, Maria Zenaide e Lai.

Em 1979 Dudé prepara um espetáculo com a amiga e atriz Maria Zenaide, intitulado: "A Força das Marianas", que leva a algumas cidades do Nordeste. Mas antes gravam um programa especial para a extinta TV-Tupi-Rio.


Foto: Wagner Soeiro
Dudé e Zenaide, 14 de abril de 1979, Rio.



Foto: Wagner Soeiro
Dudé e Maria Zenaide, 14/04/1979, Rio.

Dudé e Maria Zenaide chegam a Natal para apresentar o show nos dias 28 e 29 de abril, sábado e domingo, no Teatro Alberto Maranhão.


                                                   Foto: Diário de Natal
Dudé e Maria - Quarta-feira, 25/04/79.


O extinto "Jornal A República" também dá total cobertura ao espetáculo de Dudé e Zenaide no TAM.

                                                             Foto: A República
Dudé e Zenaide - Sexta-feira, 27/04/1979.


Em 1980 Dudé grava o compacto duplo: "Seca no Sertão". Disco mono e feito em casa, com quatro músicas.


No final da década de 70 Dudé começa uma parceria com o grupo musical "Galho Seco", que percorre casas de shows e participa de circuitos universitários em faculdades cariocas.

Foto: Arquivo de Dudé Viana
        Ensaio do grupo Galho Seco: Dudé (voz e violão), Baianinho  
    (voz e triângulo), Astral (pandeiro), Cé-Zóide (voz e violão)
              e Alonso Canibal (violão e voz, e boina azul). Rio de Janeiro, 1982.

Em 1981 Dudé faz uma turnê nordestina com o show "Musicalogia", que em Natal, acontece no Teatro Alberto Maranhão, nos dias 27 e 28 de março, com o amigo e cantor carioca Damo, que anos após morre em acidente automobilístico.

                                                  Foto: Diário de Natal
Damo e Dudé - 24/03/1981.

Do segundo semestre de1981 a meado de 82 Dudé percorre 150 cidades brasileiras com o show "Fruto da Vida", apresenta-se no Teatro do SESC de Niterói/RJ e é matéria de capa do caderno Rio Show do jornal O Globo.

Foto: O Globo
Dudé - Quarta-feira, 20/01/1982.

Em 1987 Dudé grava o LP "Embaixo das Estrelas", em parceria com Maria Zenaide. Disco mix com quatro músicas.
Em 1997 Dudé grava o seu primeiro CD "Violas e Cantigas", trabalho de voz e violão, com a participação do músico/cantor cearense Delei Duarte, atualmente radicado na China.

Em 2000 Dudé participa do Projeto Seis e Meia, em Natal, fazendo a abertura do show da cantora Wanderléa no Teatro Alberto Maranhão, em 17 de outubro.


                                                  Reprodução do cartaz


Em 2002 Dudé Viana grava o CD "Acredite em Você" e participa no Rio de Janeiro do CD coletânea "Marechal Hermes 90 anos de encontros musicais".

 Em 2004 Dudé Viana faz shows no Rio de Janeiro e em duas apresentações recebe o apoio do Jornal Extra, jornal carioca, do mesmo grupo de O Globo.

                                             Reprodução

                                               Reprodução

 Em 2006 Dudé Viana lança o livro "A Saga Benevides Carneiro", da sua autoria, no qual conta a história da família Benevides Carneiro desde sua origem na Espanha até a sua chegada ao Rio Grande do Norte, sua junção com as famílias Fernandes, Gurgel, Praxedes (derivada dela) e Ramalho, entre outras, sua ramificação na cidade de Caraúbas e adjacências.

Em 2007 Dudé Viana fez show em Brasília/DF e ainda parceria com o conceituado jornalista e compositor Roberto Homem, que de início compôs a música "Simples Cantor" - para Dudé, que gravou no seu CD acústico e ao vivo: "Papo show - isso só acontece comigo!" (2009), o 5º disco de Dudé Viana.
 Depois compuseram a canção "Brasília, a menina" - para os 50 anos de Brasília, gravada por Dudé no seu sexto disco, CD "O Andarilho das Canções" (2011).

                                           Foto: Roberto Fontes
Roberto Homem, Dudé Viana e Roberto Fontes, jornalista de
peso da Imprensa potiguar.

Em 08 de abril de 2009 o Projeto Poticanto apresenta "Zeca Brasil canta Dudé Viana", um show com 14 obras de Dudé Viana, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal. Com Larissa Paiva (violino), Zeca Brasil (violão e voz), Dudé Viana - o homenageado - canta a pedidos, Roberto Gomes (viola de 12 cordas) e Tico da Costa (violão).

                                             Foto: Carlos Eufrásio
           Larissa Paiva, Zeca Brasil, Dudé Viana, Roberto Gomes e
Tico da Costa.

                                               Foto: Carlos Eufrásio
A despedida de um belo show, mas que foi a última participação em
nossos shows do amigo Tico da Costa, que faleceu
precocemente em 29/08/2009.

Em 18 de janeiro de 2010 Dudé Viana apresenta-se no SENAC RIO, em Campo Grande, com aprovação total da plateia...


                                          Foto: Paula Andrade
Dudé cantando "Xote da mangaba"...


                                                 Foto: Paula Andrade
Plateia pra lá de animada...


                                                Foto: Paula Andrade
Uma noite com muitas mulheres bonitas e simpáticas...


Em setembro de 2010 Dudé Viana fez show em Macapá e também parceria com o professor Paulo Gurgel em três músicas: "Morena de Macapá", "Maria da Conceição" e "Nas asas da TAM", que fazem parte do CD acústico "O Andarilho das Canções" (2011), o 6º disco da carreira de Dudé Viana.

Foto: Camilo Benevides
      Dudé Viana e Paulo Gurgel no Monumento
Marco Zero do Equador, em Macapá.


                                             Foto: Randolfh Scooth
Dudé Viana cantando no Centro Cultural Franco Amapaense.

Em 17 de dezembro de 2010 Dudé Viana lança a segunda edição do livro "A Saga Benevides Carneiro", na Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, em Natal.

Celso Pinheiro e Antônio Alonso, amigos e parceiros musicais de Dudé no Rio de Janeiro, desde o tempo do grupo "Galho Seco". Foto tirada no hall de entrada da Editora Lorenz - Rio - 2007.

                                      Foto: Arquivo de Dudé Viana
Dudé Viana, Celso Pinheiro e Antônio Alonso ao violão.

Show de lançamento do CD de Dudé Viana "O Andarilho das Canções", no Teatro de Cultura Popular, em Natal, no dia 12 de junho de 2011, Dia dos Namorados. Com participações especiais de Larissa Paiva no violino e Zeca Brasil no violão solo.

                                         Foto: Ridália Benevides
Zeca Brasil, Larissa Paiva e Dudé Viana no palco do TCP.

Em 08 de julho de 2011 Dudé Viana lança o cd "O andarilho das canções" no Encontros Musicais de Marechal Hermes - Rio, com outro grupo de amigos e parceiros musicais como o produtor Marcos Veiga, que apoia e promove shows de Dudé Viana na cidade maravilhosa.

                                           Foto: Marcos Veiga
Marcos Veiga, Marcelo Cardoso, Dudé Viana e Ruben Amoêdo.

Em 14 de outubro de 2011 Dudé Viana fez show em Santa Cruz com lançamento do cd "O Andarilho das Canções" e do livro "A Saga Benevides Carneiro" (2ª Edição), da sua autoria, e prestou homenagens à poetisa e escritora Zila Mamede e ao poeta rabequeiro Fabião das Queimadas. Evento promovido pela APOESC - Associação de Poetas e Escritores de Santa Cruz/RN.

                                                 Foto: Cida Fotos
Dudé Viana na Casa de Cultura de Santa Cruz.

Em 2011 Dudé Viana faz uma parceria com o médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho, autor do livro "A Saga dos Limões" - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante, e juntos fazem uma turnê cultural por 10 cidades do Rio Grande do Norte e 03 da Paraíba, com os livros "A Saga Benevides Carneiro" e "A Saga dos Limões". O engenheiro eletricista Orley Gurgel - funcionário da empresa Coteminas, sempre que podia, acompanhava a dupla de escritores na empreitada. 

Foto: Orley Gurgel (automática)
Epitácio Andrade, Dudé Viana e Orley Gurgel.

Em 2002 Dudé Viana conhece os Meirinhos do Forró, quando estes 03 irmãos talentosos por natureza ainda eram crianças, e a partir deste encontro tornaram-se amigos e parceiros musicais.
Claubertto (voz, acordeon e arranjos), Cláudio Freire (voz, zabumba e bateria) e Ana Cláudia (voz, triângulo e percussão).

                                                Foto: Epitácio Andrade
Claubertto, Cláudio Freire, Ana Cláudia e Dudé Viana.

No dia 13 dezembro de 2011 Dudé Viana e Valério Fonseca, diretor do curta "Pegadas de Zila", participam do 7º Fest Aruanda, de João Pessoa/PB, com o filme sobre a poetisa e escritora Zila Mamede. Protagonizado pela atriz Rosamaria Murtinho e com trilha sonora de Dudé Viana, o curta "Pegadas de Zila" ganha no 7º Fest Aruanda o prêmio BNB de melhor temática nordestina.

                                                Foto: Valério Fonseca
      Valério Fonseca e Dudé Viana no hall de entrada das salas de
cinema do Hotel Tambaú.


Mais um encontro com gente importante que participou do 7º Fest Aruanda, de João Pessoa.

Foto: Valério Fonseca
    Zé Marinho, uma amiga, Vladimir Carvalho, Valério Fonseca,
Dudé Viana e Thelma Guedes - escritora e autora da novela
Cordel Encantado.

 Em 23 de dezembro de 2011 Dudé Viana, o cantor Zeca Brasil e o escritor Epitácio Andrade promovem "A Noite das Sagas" um show, às 20h, no restaurante espanhol Saranda, em Ponta Negra, para finalizar a  turnê de saraus literários em ritmo de festa. Na ocasião, Dudé Viana e Epitácio Andrade realizam mais uma sessão de autógrafos dos livros "A Saga Benevides Carneiro" e "A Saga dos Limões".

                                           Foto: João Maria Alves/Tribuna do Norte
Dudé Viana e Zeca Brasil - sexta-feira, 23/12/2011.


                                                      Foto: Orley Gurgel
Zeca Brasil, Dudé Viana e Epitácio Andrade encerrando à noite...


Muita gente marcou presença na Noite das Sagas e algumas já foram mostradas em postagem anterior...


                                                Foto: Orley Gurgel
Joselma é de Caraúbas - terra de mulheres bonitas!

No último dia de 2011 Dudé Viana participa das homenagens ao padre Raimundo Benevides Gurgel (Padre Benevides) durante a Celebração Eucarística de 01 ano de saudades, na manhã do último sábado, 31, que tiveram início às 9h, na Matriz de São Sebastião em Caraúbas/RN, antes da Benção Final proferida pelo padre Francisco das Chagas.

Dudé canta a música "Salve! O Padre Benevides", que compôs em parceria com o primo Orley Gurgel, sobrinho do sacerdote.

Foto: Júnior Gurgel
Dudé e a comunidade...


                                                         Foto: Júnior Gurgel
Dudé cantando "Salve! O Padre Benevides".


AGRADECIMENTOS SINCEROS:

Nesses 40 anos de muita música em sua vida Dudé Viana entende que sem o apoio de jornais como: Diário de Natal, Tribuna do Norte, Jornal de Hoje e Novo Jornal (Natal/RN); Jornal O Mossoroense, Gazeta do Oeste, Jornal de Fato e Correio da Tarde (Mossoró/RN); Jornal Extra e O Globo (Rio de Janeiro/RJ), entre outros no país inteiro, e dezenas de blogueiros que divulgam o trabalho deste artista potiguar. Nada daria certo sem essa força guiada por Deus. Obrigado Deus e a Imprensa Brasileira em geral!


                                               Dudé Viana
                                         84-8835 0871 / 84-9648 7947
                                         http://alodudeviana.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.