sexta-feira, 23 de outubro de 2015

RN CRIATIVO

A Semana Criativa ação do RN Criativo chega ao município de Santa Cruz
Artistas, artesãos e empreendedores criativos do município de Santa Cruz e região estão todos convidados a participar da Semana Criativa, atividade que acontece nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, na Casa da Cultura do município, localizada na Rua Dr. Pedro Medeiros, s/n, Centro – Santa Cruz (em frente ao mercado público da cidade).
A Semana Criativa é uma iniciativa do RN Criativo #Incubadora - projeto da Fundação José Augusto e Ministério da Cultura, que tem o objetivo de dar suporte a empreendedores criativos na elaboração de seus projetos e empreendimentos culturais.
A programação da Semana Criativa terá as seguintes atividades
Dia 26/10 - 19h às 21h - Palestra: "Criatividade é o Negócio! - Empreendendo em Economia criativa." - com o agente territorial Esso Alencar.

Dias 27 e 28/10 - 18h às 22h - Oficina: "CULTURA, CARREIRA, ARTE E NEGÓCIOS" - com o produtor e gestor cultural Anderson Foca.

Dias 27, 28 e 29/10 - das 9h às 12h e de 14h às 17h - Oficina: "CRIATIVIDADE NO SEU MEIO AMBIENTE" - com o artista visual em LandArt Mathieu Duvignaud.
O evento é gratuito e aberto ao público e todas as atividades irão acontecer na Casa da Cultural. Para participar da palestra o interessado deve comparecer a Casa de Cultura no dia 26.10, às 19h. E para as oficinas devem fazer inscrição pelo emailcursos.rncriativo@gmail.com, informando no título do email o nome da oficina e no corpo do email nome completo, CPF, data de nascimento e número de celular.

Nos dias 27 e 28/10 durante o dia, a equipe RN Criativo realizará mapeamento dos empreendimentos criativos na região: Pontos de Cultura, brincantes, grupos artísticos, mestres da cultura popular, projetos que realizem atividades culturais, etc. Isso irá permitir ter um diagnóstico das necessidades da região no tocante a investimentos culturais, e assim planejar atividades que possam dar suporte aos empreendedores criativos da região.
O que é o RN Criativo?
Coordenado pela Fundação José Augusto, o projeto RN Criativo foi iniciado em maio de 2014, mas devido a dificuldades admistrativas da gestão passada, teve seu funcionamento limitado e suspenso por seis meses. A atual gestão da Fundação José Augusto e o Governo do estado se empenharam em solucionar os entraves administrativos e reativar plenamente o projeto, o que aconteceu no inicio do mês de agosto deste ano.
A Incubadora RN Criativo vai atuar em todo estado de Rio Grande do Norte, dando suporte as Casas de Cultura Popular e outros agentes culturais do estado. É uma parceria entre o Ministério da Cultura e da Fundação José Augusto.
Em Natal, o escritório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, oferecendo cursos de formação e consultoria a agentes culturais. A equipe de profissionais é composta por agentes administrativos, agentes territoriais, assessor de comunicação e marketing, coordenadores de articulação, de capacitação/formação, de empreendedorismo e inovação, e um coordenador técnico de gestão.
Projeto Brasil Criativo
As Incubadoras são centros de formação, capacitação, fomento e promoção à economia criativa nas suas diversas áreas de atuação. O projeto Brasil Criativo foi criado para promover o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos criativos, tendo como norte a interação multissetorial entre empreendedores criativos e instituições parcerias que reúnem secretarias de governos, bancos, universidades, Sistema S e sociedade civil.
As Incubadoras Brasil Criativo ofertam gratuitamente aos agentes culturais cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica, elaboração de projetos e captação de recursos. As atividades são desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades criativas de cada região.
São parceiros do programa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, Sistema S, Bancos e Universidades.
A Economia Criativa reúne em torno de vinte setores da nova economia e que atualmente são os que mais crescem e geram emprego no mundo, com base em um processo criativo e de inovação, que agrega valor a produtos e serviços, gerando riqueza cultural e econômica. A Rede Incubadora Brasil Criativo visa potencializar os empreendimentos nesses setores, posicionando a cultura um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do país.
Secretaria de Políticas Culturais faz a gestão dos projetos
A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC tem como funções subsidiar e coordenar a formulação, a implementação e a avaliação das políticas públicas do Ministério. O trabalho é desenvolvido articulando os Ministérios da Educação e da Comunicação, de forma a integrar as políticas públicas de cultura, de educação e de comunicação nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal.
Além de coordenar a implementação, o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Cultura (PNC), subsidiar a elaboração de atos para aperfeiçoar a legislação cultural; coordenar, implementar e gerenciar o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).
Atualmente a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) é responsável pela coordenação das incubadoras do projeto Brasil Criativo.
Serviço:
Incubadora RN Criativo
Horário de expediente: Segunda a sexta-feira – das 8h00 às 14h00.
Local: Solar João Galvão – CEDOC - Av. Câmara Cascudo, 431 – Cidade Alta - Natal
Telefone: 3201-8965
Mais informações:
Dênia Cruz Sckaff
Assessoria de Comunicação e Marketing da Incubadora RN Criativo
84.98881-8828 / 3201-8965

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos o maior prazer em receber seu comentário.